José Luis Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. (Foto: BNDES)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 191 milhões para investimentos da Companhia de Cimentos Itambé em sua fábrica de Balsa Nova, no Paraná. O projeto prevê a modernização e ampliação de uma linha de produção de clínquer (principal insumo para o cimento) e a instalação de uma unidade de coprocessamento para uso de combustível alternativo à base resíduos, em substituição a combustíveis fósseis, em seu processo produtivo.

Os novos investimentos permitirão que a companhia atenda a um aumento projetado da demanda do setor de construção civil, gerando maior competitividade. Além disso, os investimentos irão trazer benefícios ambientais importantes para empresa e para o setor.

A reforma da linha de produção de clínquer vai praticamente dobrar sua capacidade, que passará das atuais das atuais 1.176 toneladas por dia para 2.328 toneladas por dia. Com isso, a capacidade máxima de produção de cimento da unidade crescerá em 18%, passando das atuais 2.497 mil toneladas por ano para 2.952 mil toneladas por ano. Além disso, as máquinas e equipamentos mais modernos permitirão uma redução de 27% no consumo de energia da linha fabril.

Já a implantação de uma unidade de coprocessamento permitirá que as linhas de produção de clínquer utilizem em seus fornos combustíveis alternativos, formados por uma mistura de resíduos industriais provenientes de outras indústrias, resíduos urbanos, biomassa e pneu picado, como fonte de energia térmica em substituição ao coque de petróleo e ao carvão mineral. Dependendo da disponibilidade dos resíduos no mercado, a substituição dos combustíveis fósseis poderá chegar a 30%, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa na produção do cimento.

“O apoio do BNDES contribui para o fortalecimento de um setor vital para a construção civil em linha com as diretrizes de neoindustrialização nacional, promovendo um setor produtivo mais verde e de baixo carbono com uso de novas tecnologias”, afirmou José Luis Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES.

A Companhia de Cimentos Itambé, fundada em 1968, é especializada na produção e fornecimento de cimentos Portland e cimentos especiais para obras de grande porte, além de concreto usinado. Localizada no município de Balsa Nova (PR), a 32 km de Curitiba, possui 3 linhas de produção com capacidade instalada de 2,7 milhões de toneladas de cimento ao ano.

Atualmente, a Itambé possui uma operação direta ativa com o BNDES, para compra de máquinas e equipamentos rodantes, contratada em 12 de maio deste ano, por meio da linha Finame Direto. A empresa se relaciona com o BNDES também de forma indireta por meio de agentes financeiros repassadores.