Comércio vende 5,81% a mais

O comércio do Paraná comemora o bom desempenho da economia do Estado

Ana Ehlert

O comércio do Paraná comemora o bom desempenho da economia do Estado, que aponta crescimento constante desde o fim do ano passado e, em março, avançou 5,81%. “Existem algumas justificativas macroeconômicas para esse desempenho do comércio”, explicou o economista Vamberto Santana, consultor da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR).

Santana aponta as facilidades para financiamento, aquecimento do setor de construção civil — que tem grande efeito multiplicador, aumento na venda de veículos (inclusive caminhões, tratores e colheitadeiras) impulsionadas pela expansão do agronegócio. Na mesma linha, Vamberto coloca ainda os preços estáveis e a inflação controlada, a valorização cambial (favorece a compra de importados) e o crescimento do emprego formal.

Os maiores percentuais de crescimento nas vendas no ano, período janeiro-março de 2008 comparadas a igual período de 2007, ocorreram nos ramos de concessionárias de veículos, material de construção, supermercados, vestuário e calçados.
Santana explica o avanço no segmento de móveis, decorações e utilidades domésticas como um reflexo do desempenho do segmente habitacional.  Tudo indica que dentro de 18 a 30 meses, com a entrega ao consumidor de mais habitações familiares financiadas, haverá uma aceleração nas vendas desse ramo.

O ramo de combustíveis e lubrificantes não conseguiu acréscimo no faturamento, proporcional ao aumento nas vendas de veículos. Em parte, uma explicação poderá ser a queda verificada no preço dos combustíveis.
O ramo de cine-foto-som tem a concorrência de produtos piratas, queda na utilização das fotografias tradicionais, aumento das máquinas digitais e inserção agressiva no segmento de outros ramos como: supermercados e hipermercados, lojas de departamentos e joalherias.

Páscoa — A Páscoa, em março, ajudou o comércio varejista do Paraná a manter os números positivos que vem registrando desde o início do ano. Segundo levantamento da Pesquisa Conjuntural do Comércio realizada pela Federação do Comércio do Paraná, mesmo com menos dias úteis que o ano passado (o feriado da Semana Santa fez com que o mês tivesse apenas 25 dias úteis), as vendas cresceram 5,81%, em média, no Estado, comparado a março de 2007.

Quando comparado a fevereiro, as vendas cresceram 7,54% e, no acumulado do ano, o crescimento é de 8,78%.
A Pesquisa Conjuntural é realizada em Curitiba e Região Metropolitana (onde as vendas cresceram 3,51%) em Londrina (alta de 9,97%); Maringá (crescimento de 5,20%), região Oeste — que abrange Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon — (alta de 10,55%) e Foz do Iguaçu (alta de 8,91), sempre na comparação com março do ano passado.