05eb7cdb-6751-4171-a67c-a18f658d2b94
Usina Segredo, construída pela FiberX Renováveis para a Copel no município de Reserva do Iguaçu (PR). Foto: Divulgação

A Copel – Companhia Paranaense de Energia, por meio do programa Copel Solar, implementou três usinas com painéis fotovoltaicos. Os usinas solares foram construídas em Sarandi, Reserva do Iguaçu e Santo Antônio da Platina..

Com esse modelo, a empresa vai disponibilizar aos clientes assinaturas de contratos para utilização dos créditos. Com o novo modelo, a Copel informa que pode gerar economia de até 15% nos custos de energia. Os três projetos foram executados pela FiberX Renováveis e entraram em operação entre os dias 31 de maio e 3 de julho de 2024.

Leia mais no Bem Paraná:

Usinas já estão em funcionamento

A Usina Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, entrou em operação em 3 de julho, a Usina Segredo, que fica no município Reserva do Iguaçu (próximo à Usina Hidrelétrica Gov. Ney Braga), foi inaugurada em 23 de junho, e a Usina Sarandi, no município de mesmo nome, iniciou a operação em 31 de maio, todas em 2024. Juntas, as usinas totalizam cerca de 19,8 MWp (megawatt-pico) de potência instalada. 

“As três usinas foram concebidas com tecnologia tracker, o que significa que elas acompanham o movimento do sol. Dessa forma, é possível ampliar a geração de energia, aumentando a eficiência”, explica Paulo Andrade, vice-presidente da FiberX Renováveis. “Estamos muito felizes com a entrega dessas usinas, porque não se trata apenas de economia na conta de luz, é um projeto que beneficia o meio ambiente, ao reduzir a emissão de carbono com geração de energia 100% renovável”, completa.

As usinas funcionam no regime de geração distribuída compartilhada, ou seja, permitem que as unidades consumidoras (mesma pessoa física ou jurídica) dentro da área de concessão sejam beneficiadas pela energia gerada. A Copel disponibiliza esse serviço para clientes comerciais do grupo B (baixa tensão) com conta mensal superior a R$ 400,00 e que ainda não façam uso do sistema de compensação de energia. Conforme divulgação da Copel, das cerca de 1.000 vagas disponíveis no programa, 90% já haviam sido preenchidas na primeira semana de julho.

Saiba mais sobre os projetos:

• Usina Sarandi, em Sarandi (PR): Usina de 6,4 Mwp com instalação de 9280 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano, tendo sistema 100% automatizado e funcionamento remoto. A construção fica em uma área de 11 hectares e envolveu 90 funcionários da FiberX Renováveis, sendo que o projeto foi 100% desenvolvido pelo time da unidade de Sapucaia do Sul (RS). Tem capacidade de atender 400-500 residências de pequeno porte.

• Usina Segredo, em Reserva do Iguaçu (PR): Formada por cinco usinas de 1,4 Mwp (1860 placas por obra), soma 9300 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano. Instalada em área de 11 hectares, consegue atender de 400-500 residências de pequeno porte. O projeto do sistema 100% automatizado com funcionamento remoto foi totalmente desenvolvido pela unidade de Sapucaia do Sul (RS) e envolveu 80 funcionários da FiberX.

• Usina Santo Antônio da Platina, em Santo Antônio da Platina (PR): Formada por uma usina de 6,4 Mwp com instalação de 9280 placas e capacidade de gerar 13,5 GW/h ano. Ocupa 12 hectares de área, com capacidade de atender de 400-500 residências de pequeno porte. O projeto 100% automatizado com funcionamento remoto foi totalmente desenvolvido pela unidade de Sapucaia do Sul (RS) da FiberX, sendo que a construção envolveu 90 funcionários.

Saiba mais sobre a FiberX

A FiberX Group é uma holding, detentora de marcas como a FiberX Telecom, FiberX Renováveis, FiberX Services, FiberX Training, FiberX Energy, Fastt10 e Velds, que oferecem soluções inovadoras de ponta a ponta, nos segmentos de Telecom, Infraestrutura, Utilities, Energias Renováveis, Treinamentos, Serviços especializados, Energia e IoT, sendo uma das maiores integradoras de tecnologia da América Latina. Fundada em 2008, tem matriz em Florianópolis (SC), escritórios em Curitiba (PR), Porto Belo (SC), São Paulo (SP) e Sapucaia do Sul (RS), e centros de distribuição em Cariacica (ES), Varginha (MG), Recife (PE) e Porto Belo (SC).