Copel: (José Fernando Ogura/AEN)

A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), por meio da assessoria, explicou que a falta de energia ocorrida em vários municípios do Paraná na manhã desta terça-feira (15), por volta das 8h30, foi resultado de uma ação preventiva do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O número exato de residências atingidas no Paraná ainda está em levantamento, conforme assegurou a Copel.

O órgão realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte – Nordeste e Nordeste – Sudeste.

O mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.

O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve.

As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.