visto de trabalho brasileiro
Visto de trabalho brasileiro. (Divulgação)

O aumento de 23% no número de pedidos de vistos de trabalho obrigou o Ministério da Justiça a organizar uma força tarefa. A medida foi tomada para agilizar a resolução de pedidos de vistos de estrangeiros que solicitaram autorizações para trabalhar e investir no Brasil.

A iniciativa tem o objetivo de analisar e resolver os pedidos em até 30 dias, prazo que recentemente chegou a 80 dias. “É verdade que os pedidos de vistos de trabalho cresceram muito, mas os processos de vistos de trabalho estão acumulando atrasos desde a reabertura das fronteiras pós-pandemia. O Brasil não retomou o ritmo de trabalho e tem as equipes defasadas há pelo menos dois anos”, explica Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil.

Leia mais no Bem Paraná:

Estrangeiros no mercado de trabalho

O volume crescente de estrangeiros pedindo vistos para trabalhar e investir no Brasil é um sinal positivo para a economia. Para Diana, as migrações são importantes vetores econômicos que representam 10% do PIB mundial.

“As economias maduras são as que mais recebem profissionais de outros países, tanto pela dinâmica do mercado quanto pelo interesse em boas práticas que essas economias apresentam. A história e os dados nos mostram que um alto volume de profissionais estrangeiros significa uma boa saúde da economia local. Basta imaginar que se não existisse a imigração o país seria 10% mais pobre segundo dados reais”, diz Diana.

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça mostram que, no primeiro semestre de 2024, foram mais de 20 mil pedidos de vistos laborais, 23% a mais que no mesmo período do ano anterior. Os dados internos da Fragomen acompanham o crescimento anunciado pelo governo.

“A procura por vistos de trabalho também aumentou, principalmente por indústrias de energia, óleo e gás e de produção de carne halal e esportivas. No entanto, observamos que não atingimos o potencial máximo de atendimento por conta do gargalo no Ministério da Justiça, onde os pedidos emperram por falta de pessoal. Essa iniciativa nos alegra e dá esperanças de que poderemos normalizar os prazos”, comemora Diana.

Expectativas para o futuro do mercado de trabalho

A imigração é uma peça chave para gerenciar as demandas de mão-de-obras ou formação de talentos de diversos países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que em 2030 o Brasil terá mais idosos que crianças entre zero e 14 anos, tornando-se a quinta maior população idosa do mundo. Nesse cenário, a expectativa é que a imigração ganhe ainda mais importância e garantir a celeridade nos processos pode garantir o sucesso de negócios e até mesmo da indústria nacional.

O Relatório Global de Tendências Migratórias da Fragomen 2024 informa que para combater o envelhecimento da mão-de-obra e as lacunas de talentos, os países procuram, entre profissionais qualificados, estudantes com elevado potencial, pesquisadores promissores e outros indivíduos para aumentar a produtividade e a inovação a longo prazo. Diversos países como o Reino Unido e a Alemanha já ampliaram