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As vendas do comércio eletrônico brasileiro mais que dobraram de 2019 para 2023. No ano imediatamente anterior à pandemia, 68 milhões de compradores movimentaram R$ 90 bilhões no setor. Mas foi a partir de 2020, com as limitações de funcionamento do varejo presencial impostas pelo coronavírus, que o e-commerce passou a ter uma função mais central na vida dos consumidores.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), o mercado brasileiro de e-commerce cresceu 40% em 2020, na comparação com o ano anterior, tanto em número de pedidos quanto em faturamento. Em 2021 e 2022, as vendas online cresceram mais de dois dígitos por ano e, em 2023, o faturamento do segmento foi de R$ 195 bilhões, valor que representa aumento de 9,5% em relação ao ano anterior.

No período, 87,8 milhões de compradores realizaram mais de 395 milhões de pedidos. A expectativa da Associação é que, até o final deste ano, o comércio virtual contabilize novos 414 milhões de pedidos, realizados por 92 milhões de pessoas, e receita de R$ 204 bilhões, resultado que representaria aumento de quase 5% em todas as frentes.

Esse aumento das compras online ressalta a importância dos lojistas oferecerem uma experiência de compra mais fluida e confiável. Os gateways de pagamento desempenham papel crucial ao conectar os consumidores às lojas online, permitindo que as transações sejam processadas de forma mais facilitada, segura e eficiente.

Esses sistemas atuam como intermediários que validam e autorizam pagamentos, garantindo que os dados do cliente sejam transmitidos de forma criptografada e que as informações estejam protegidas contra fraudes. Essa proteção é vital, especialmente em um momento em que as compras online se tornaram comuns, mas a segurança continua sendo uma preocupação primária para os consumidores.

A importância do mix de opções de pagamento para o e-commerce

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, a variedade de meios de pagamento é apontada por 48% dos compradores como um diferencial na escolha da loja de preferência. Em 2023, o cartão de crédito foi a opção mais utilizada pelos brasileiros nas compras online, de acordo com estudo publicado pela WorldPay. O formato foi eleito em 40% das compras, enquanto que os pagamentos via Pix responderam por 30% do total e os boletos ficaram com 5% da preferência.

No entanto, a consultoria aponta que, até 2027, o Pix deve ultrapassar o cartão de crédito como o método de pagamento preferido para compras virtuais, correspondendo a 50% das transações, enquanto a presença do cartão deverá diminuir para 27%.

Ou seja, o e-commerce precisará estar preparado para a variação entre os métodos – e esse mix de opções é uma das vantagens dos gateways de pagamento. No Brasil, essa ferramenta permite transações com cartões de crédito e débito, boleto bancário, transferência bancária, assinatura, carnê e, mais recentemente, o Pix.

“Além de facilitar as transações em tempo real, os gateways de pagamento eliminam a necessidade de intermediários em muitas situações, tornando as compras ainda mais diretas e rápidas – um diferencial importante para a conveniência do consumidor, que aumenta a conversão e reduz as taxas de abandono de carrinho, tornando-se fundamental para o sucesso do e-commerce”, avalia Marcelo França, CEO da infratech financeira Celcoin, que já processa 200 milhões de transações mensais em parceria com mais de 500 clientes — incluindo bancos digitais, fintechs e grandes empresas, e desempenha um papel crucial neste ecossistema ao facilitar a abertura de contas, processamento de pagamentos, e emissão de cartões personalizados, permitindo que as companhias se concentrem em suas operações principais, automatizando processos e reduzindo custos.

Segurança em transações e análise de dados

Na frente de pagamentos, a Celcoin oferece a seus clientes a solução cel_cash, projetada para integrar-se com API’s, ERP’s, softwares corporativos e plataformas de e-commerce, que conta com Licença de Instituição de Pagamento e SCD (Sociedade de Crédito Direto).

O cel_cash possui tecnologia de ponta, que permite personalização avançada para elevar a gestão de cobranças recorrentes, contas a pagar, split de pagamento, também oferece relatórios detalhados que auxiliam os comerciantes na análise de dados e na otimização de suas operações, além de outras conveniências entregues com segurança rigorosa, focada em redução de fraudes.

A segurança dos gateways de pagamento é um diferencial competitivo. Por meio do uso de tecnologias antifraudes avançadas, os gateways são capazes de reduzir as fraudes em até 95%.

Com a certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), garante que as instituições financeiras sigam padrões de segurança rigorosos, proporcionando uma camada adicional de proteção para os dados dos usuários, melhorando a percepção da marca e ampliando a fidelização dos clientes.

Além da capacidade de facilitar transações seguras e oferecer uma variedade de métodos de pagamento, os gateways  podem gerar análises de dados aprofundadas, tornando-se indispensáveis para a tomada de decisões estratégicas das lojas online.

Com a oferta de relatórios detalhados, que fornecem às empresas dados valiosos, permitindo a identificação de tendências de mercado e otimização de campanhas de marketing, por exemplo.

Com essas análises, as lojas podem entender melhor o comportamento dos consumidores ou avaliar quais produtos têm melhor desempenho, e adequar suas estratégias para que atendam especificamente às demandas do mercado.

O futuro dos Gateways de Pagamento

À medida que o Brasil continua a evoluir no cenário digital, com expectativas de crescimento contínuo, o investimento em soluções de pagamento eficientes deixa de ser apenas uma tendência e torna-se uma necessidade do comércio eletrônico. A importância dos gateways de pagamento será cada vez mais evidente, moldando os próximos anos do e-commerce e aprimorando a experiência de compra dos consumidores.

“O futuro dos gateways de pagamento é promissor. Com a contínua evolução das tecnologias de pagamento, como as wallets, pagamentos por biometria, buy now, pay later, e outras, além da personalização de soluções para o e-commerce B2B, em franca expansão, e o crescimento de marketplaces, o cenário deve se transformar de maneira importante nos próximos anos”, projeta França.

Na avaliação do CEO da Celcoin, à medida que essas tecnologias se tornam mais viáveis, os gateways de pagamento terão que se adaptar rapidamente para atender à demanda de novos mercados, que têm características e necessidades especiais, mas mantendo sempre o foco na segurança e na conveniência do consumidor.