Curitiba e região registram deflação em agosto, diz indicador

Redação Bem Paraná
8f1

Freepik

Curitiba e região tiveram queda no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em agosto. O índice registrou deflação de 0,02% no Brasil e de 0,36% em Curitiba e Região Metropolitana (RMC). A principal responsável por esse resultado foi a redução nos preços de alimentos e bebidas, em especial os alimentos in natura, que tiveram uma queda expressiva de 14,18% na capital paranaense.

Leia mais


Segundo o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, essa queda reflete o restabelecimento das condições de oferta e demanda de produtos agrícolas, que vinham sendo pressionadas por fatores climáticos adversos no início do ano.

“A diminuição de preços em tubérculos, raízes e legumes foi significativa, registrando deflação de 16,31% no Brasil e de 14,18% em Curitiba”, explica Dezordi.

Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada em Curitiba e RMC foi de 2,96%, abaixo da média nacional de 4,24%. Apesar da recente deflação nos alimentos, o grupo continua pressionado, com alta acumulada de 17,01% em Curitiba.


“Tudo indica que as condições de oferta e demanda estão se restabelecendo na nossa economia, após o severo efeito negativo do excesso de chuvas no final do ano passado e início desse ano”, afirma Dezordi.
Clima preocupa — “A preocupação agora é com a forte estiagem e queimadas em grandes regiões produtoras de nossa economia”, ressalta o economista da Fecomércio PR.
De acordo com Dezordi, outro produto de consumo diário das famílias que tende a subir nos próximos meses é a carne, em decorrência as queimadas que prejudicam o pasto.
A preocupação é reforçada pela previsão de novo período de estiagem e calor forte no Paraná a partir desta semana e que deve se prolongar.