abrabar comigo nao
Em setembro do ano passado, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Abrabar intensificou a campanha “Balada Preventiva” nos estabelecimentos da capital (Foto: Arquivo/Abrabar)

A Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) quer aproveitar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) para apresentar uma campanha permanente de balada preventiva e a ação “Comigo Não”, de prevenção e combate a casos de violência sexual no setor. A entidade realiza um papel proativo e preventivo constante, focado na segurança dos clientes, abordando tanto a violência quanto a questão do assédio e importunação.

Em setembro do ano passado, durante a Semana Nacional do Trânsito, a Abrabar intensificou a campanha com blitzes nos estabelecimentos de Curitiba, promovendo a conscientização tanto aos clientes como entre os colaboradores.

“Nossa ação principal é o Balada Preventiva que tem uma série de ações que vão da segurança geral dos clientes/consumidores, desde a prevenção no trânsito que é uma das principais prioridades não apenas do setor, mas de toda a sociedade civil organizada”, explica o presidente Fábio Aguayo.

Agenda
A Abrabar, segundo ele, está satisfeita com a nova parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que é pioneira e idealizadora da Campanha “Se Beber, Não Dirija”, incorporada pelos canais oficiais e o poder público. “A Balada Preventiva da Abrabar ressalta que o respeito e a responsabilidade são a melhor diversão”. De acordo com Aguayo, como parte das ações do mês e da Semana da Mulher, começa na sexta-feira de março (dia 8) mais uma edição da “Balada Preventiva” da Abrabar, agora com o lema “COMIGO NÃO”, em parceria com o poder público e entidades da sociedade civil.

“Durante esses dias, visitaremos bares e casas noturnas em diversos polos gastronômicos da cidade. A principal ação é para transmitir nossa mensagem, contaremos com duas personagens icônicas: o famoso Anjo da Guarda, que protege as mulheres, e a representação do Importunador como Capetinha, que personifica o importunador e o mal assédio”, ressalta ao presidente da Abrabar. Essas figuras, segundo Aguayo, simbolizam a importância de fazer a coisa certa e manter-se vigilante para evitar erros relacionados ao consumo de álcool e importunação.

As ações terão duração máxima de duas horas, com mínimo de uma ação em um dia e até três dias, sempre das 19h às 21h, e ocorrerão apenas nos polos gastronômicos. “Começamos na sexta-feira, que é o Dia Internacional da Muher nos seguintes locais: Bar Baran, Seu Prudente, Janela, Bar Otelo, Sambiquira, Distinto e The OAK. E no sábado (09), no Polo Gastronômico da Itupava, incluindo: Canabenta, Vila Yamom, Meninza Zen e Bares da Prainha da Itupava”.

“O terceiro dia fica com a opção a ser definida, com base na maior concentração de público no sábado, podendo ocorrer no Largo da Ordem, Trajano Reis, Santa Felicidade, Praça Espanha, Água Verde, Avenida dos Estados ou Batel”, completou Fabio Aguayo. Ainda segundo ele, a programação está sujeita a inclusão de novos trajetos e estabelecimentos.

Exemplo
A deputada federal Rosangela Moro (União-SP), uma defensora dos direitos da mulher, apoia a campanha da Abrabar e diz esperar que decisão de justiça espanhola no caso Daniel Alves seja referência para o Brasil na defesa das mulheres vítimas de crimes sexuais. “Como mulher, mãe e parlamentar, parabenizo a justiça espanhola pela condenação do ex-jogador a quatro anos e seis meses de prisão por estupro de uma mulher de 23 anos, em uma boate de Barcelona, em 2022”.

“Ele é a primeira figura pública condenada na Espanha e a decisão foi baseada na nova legislação conhecida como a Lei do ‘Só o Sim é Sim’. Ainda temos que avançar muito no Brasil para proteger as mulheres vítimas de crimes sexuais. Principalmente, quando os acusados dos crimes são pessoas famosas. Vamos trabalhar para que os avanços da legislação e da justiça espanhola sirvam de referência na proteção das mulheres brasileiras”, concluiu a deputada.

Foto legenda (campanha Abrabar)
Foto: Arquivo/Abrabar