corretor de imoveis
Importância do corretor (Freepik)

De acordo com pesquisa encomendada pelo Grupo OLX, 87% das pessoas consideram o corretor de imóveis importante ou muito importante para a concretização de uma transação imobiliária. Dentre as principais vantagens de contratar um profissional da área os respondentes do levantamento listaram: minimização de riscos e problemas; mediação e negociação com os clientes interessados; experiência e conhecimento de mercado; acesso a uma ampla rede de clientes e gerenciamento de visitas e feedbacks sobre o imóvel – como as cinco principais.

Melhor fase para ser corretor

Carlos Eduardo Canto é presidente da Confraria Imobiliária de Curitiba e tem 48 anos de experiência no mercado. “Testemunhei muitas transformações ao longo dos anos. Posso dizer sem exageros que a profissão de corretor melhorou muito e mantém ótimas perspectivas de futuro. Estamos na nossa melhor fase, cada vez mais integrados com as entidades representativas da classe e da indústria da construção, como o Creci, Cofeci e Ademi. Nossos órgãos se preocupam em melhorar a qualidade do nosso trabalho de forma ética e profissional e, com isso, nós e a sociedade só temos a ganhar”, avalia.

Segundo Canto, o mercado reconhece a profissão de corretor de imóveis como realizador de sonhos. “E não somente para o sonho da casa própria: os corretores hoje estão preparados para atuar como consultores de investimentos em produtos residenciais, comerciais, condomínios e de logística. Os clientes se preocupam mais com esses aspectos e buscam valorizar seu investimento e patrimônio. Com isso, o corretor precisa se manter atualizado, com conhecimento para poder auxiliar todos os tipos de clientes. Nas reuniões mensais da Confraria, um dos nossos objetivos é esse, além de incentivar o networking qualificado com os presidentes e representantes das entidades da classe”.

Convivência harmoniosa

“A Associação de Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário tem o papel fundamental de entender as mais diversas nuances do mercado do ponto de vista de demanda, de falhas, dos mais diversos aspectos, e traduzir isso para uma comunicação. Para isso, é imprescindível uma convivência harmoniosa e propositiva da Ademi com os associados e vice-versa. Justamente porque a Ademi é um ecossistema que junta os mais diversos players do mercado, de imobiliária até donos de incorporadora”, afirma o presidente da Ademi-PR, Thomás Gomes.

Segundo o presidente, é imprescindível que a Ademi preste um papel de percepção de aspectos positivos e negativos que estão sobrando ou faltando no mercado. “Dessa forma, podemos propor oportunidades para nossos associados e eles, por sua vez, repassam para suas equipes as melhorias, mudanças e alertas, para que nosso setor como um todo seja cada vez melhor”.

Por sua vez, o Creci-PR busca capacitar os profissionais inscritos, assegurando que todos estejam alinhados com as melhores práticas e regulamentações vigentes, e fomentando eventos e parcerias. Recentemente, o Conselho Regional alcançou o número histórico de 50 mil inscritos.

“Foi um grande marco para a nossa instituição. Curitiba é um grande polo de oportunidades no setor imobiliário, especialmente diante da legislação estadual que favorece um ambiente de negócios robusto e dinâmico. A cidade oferece um vasto mercado de trabalho para corretores de imóveis, com uma crescente demanda por profissionais qualificados”, ressalta Luiz Castegnaro, presidente do Creci-PR.