Rawpixel.com/Freepik

Ao reformar uma parede, alguns problemas podem acontecer por causa da falta de conhecimento técnico ou até mesmo de produtos de má qualidade. Dentre os erros mais comuns, exagerar no reboco está no topo da lista.

Além de deixar a parede com uma aparência não muito agradável, também pode causar alguns contratempos no dia a dia, como o surgimento de rachaduras e a dificuldade em abrir e fechar portas e janelas. Veja como corrigir esse problema e aprenda também a reformar uma parede de maneira correta!

Como corrigir reboco muito espesso
O reboco serve para proteger as paredes, evitando umidade e infiltrações. Com isso, o aparecimento de mofo ou até o apodrecimento do material se torna mais difícil – sejam eles tijolo ou concreto.

No entanto, não é recomendado exagerar no reboco, pois o torna muito espesso por receber bastante cimento. Quando isso acontece, além dos problemas já citados anteriormente, o revestimento também começa a cair.

Em casos da dilatação da massa ou argamassa de má qualidade – seja devido aos próprios produtos ou a proporção incorreta da mistura – o melhor a se fazer é rebocar a parede novamente.

Se o problema for uma textura muito áspera, geralmente causada pela utilização de areia grossa demais, é possível corrigir a parede com uma lixa 60 ou 80. O lixamento ajuda a retirar o excesso de areia, mas é importante controlar a pressão sobre o reboco para não provocar ranhuras à superfície. Depois que a parede estiver lixada, basta limpá-la para retirar os resquícios de areia.

Antes de fazer qualquer procedimento para corrigir uma parede rebocada, é importante deixá-la completamente seca e sem nenhum sinal de umidade. Embora isso dependa do ambiente e das condições climáticas do local, o tempo médio para tratar uma parede após o reboco inicial é de 30 dias.

Como rebocar uma parede com argamassa?
Além de um reboco muito grosso, outros problemas na reforma de uma parede são bastante comuns, como errar no nivelamento, não lixar de maneira adequada ou preparar a massa incorretamente.

Para evitar esses problemas, é preciso saber o que fazer. Rebocar a parede com argamassa é o método mais comum – a técnica exige três camadas de revestimento.

1 – Chapisco
O chapisco é a primeira camada de argamassa aplicada na alvenaria. Sua função é promover a aderência ao revestimento. A superfície áspera facilita a penetração da próxima camada. É feita com cimento, areia grossa e água. Tem espessura de 5 a 7 mm.

2 – Emboço
O emboço geralmente é aplicado cerca de 24 horas após o chapisco. Essa camada regula a estrutura e a prepara para o passo seguinte (reboco) ou para o assentamento de cerâmica – nesse caso, rebocar não é necessário.

O emboço é feito com cimento, cal, areia (grossa ou média) e água. Depois de sua aplicação, a parede deve ser alisada.

3 – Reboco
O reboco é a última etapa. Sua função é deixar a superfície plana para que a pintura possa ser realizada. A mistura ideal é a composta por um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água. Também é possível usar aditivos, como impermeabilizantes.

Dicas importantes
Embora rebocar uma parede não seja nenhum bicho de sete cabeças, existem alguns macetes e segredos que garantem um trabalho bem feito. Veja a seguir:

Preparo da massa
Ao preparar a massa, não adicione água em todos os materiais secos. Como não é possível calcular exatamente quanto tempo o processo de reboco vai durar, molhar tudo pode fazer com que você perca a mistura.

Na hora do preparo, certifique-se de deixar parte da areia e cimento intocados. Se for preciso utilizar mais massa, basta prepará-la novamente.

Eliminação do excesso de massa
Utilize uma régua de construção – também conhecida como régua de pedreiro – para retirar o excesso de massa. Esse processo deve ser feito com atenção para facilitar o nivelamento da superfície.

Lembre-se de esperar que a massa seque um pouco antes de fazer isso. Caso contrário, o reboco pode trincar.

Nivelamento da parede
Retirar o excesso de massa com o máximo de precisão possível com a régua simplifica o passo de nivelamento e uniformização do reboco.

Essa etapa é feita com a ajuda de uma desempenadeira.

Acabamento
Com uma espuma (própria para reboco) molhada com água, esfregue a área rebocada ainda úmida.

Esse processo faz com que a parede perca a aparência rústica e fique mais lisa. Isso também ajuda a corrigir pequenas imperfeições do reboco, como trincas e fissuras.

Secagem
A parede deve estar totalmente seca antes que qualquer serviço de pintura seja feito.

O cimento do reboco ainda úmido reage com a tinta, o que proporciona uma aparência disforme ao acabamento.

Correção de buracos
Caso ainda existam buracos de pregos mesmo após a aplicação do reboco, algumas técnicas resolvem a questão. Em ambientes externos, cozinhas e banheiros, a massa corrida é uma boa solução. Para ambientes internos, recomenda-se a massa PVA.

Trincas e rachaduras devem ser corrigidas com argamassa ou gesso, dependendo do material utilizado para o reboco. Depois de seca, é preciso lixar a área para deixá-la nivelada com o resto da superfície.

Limpeza antes da pintura
Depois que a parede estiver totalmente seca, é importante limpá-la para retirar o pó antes de passar a tinta. Use uma vassoura de cerdas macias ou um pano úmido.

Isso é importante para evitar o descolamento da pintura. Caso a parede esteja suja, a tinta não consegue se fixar propriamente.

Produtos de boa qualidade
Produtos de boa qualidade garantem mais chances de uma obra bem feita. Invista em marcas conhecidas e lojas especializadas em construções. Evite preços muito abaixo dos padrões do mercado.