Foi inaugurada nesta quarta-feira (3) a expansão da cervejaria Heineken na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A ampliação foi um projeto de grande porte que impactou toda a estrutura da unidade e aumentou em mais de 40% sua capacidade produtiva, tornando-a a 12ª maior fábrica da Heineken no mundo e responsável por 32% da produção no Brasil. Com um investimento de mais de 400 milhões de reais, a reestruturação faz parte da estratégia da companhia para aumentar sua presença no país e sua competitividade com foco no mercado Premium, além de continuar ativa no mercado Mainstream.

Quando a Heineken adquiriu a FEMSA Cerveza no Brasil, em 2010, as cervejarias eram equipadas apenas para produzir o portfólio tradicional de embalagens e estavam localizadas fora de nossas praças-foco. Desde então, a companhia vem adaptando sua estrutura de supply chain para incrementar sua presença no país e tornar-se altamente competitiva, principalmente no mercado Premium, explica Erwin Rosens, Vice-Presidente de Supply Chain da Heineken Brasil.

O rápido crescimento do mercado Premium, liderado pela marca Heineken, a recente demanda do consumidor por diversidade de embalagens e a necessidade de produzir mais perto dos mercados-foco – para redução de custos logísticos e para maior competitividade gerada por incentivos fiscais – contribuíram para a prática das ações desenhadas no plano estratégico da companhia. Passamos a produzir a marca Heineken em três de nossas cervejarias, aumentamos a variedade de embalagens e desenvolvemos um portfólio mais assertivo que atende às preferências dos nossos consumidores, completa Rosens.

A reinauguração da unidade de Ponta Grossa é mais um capítulo desse processo. Instalada há cerca de 20 anos, a planta foi a primeira grande cervejaria a chegar e a investir na região. Ela está localizada em um entroncamento rodoviário e é muito estratégica para a companhia. Com a expansão e o aumento de sua capacidade produtiva, a unidade será capaz de ter o desempenho das TOP fábricas da Heineken no mundo.  As novas composições tornarão as questões logísticas mais favoráveis ao escoamento da produção para mercados-chave no país como as regiões sul e sudeste.

Ponta Grossa faz parte da história da Cervejaria assim como a Cervejaria faz parte da história da cidade e do estado do Paraná. Sempre tivemos uma relação muito boa com as autoridades locais e queremos dar continuidade a essa trajetória de sucesso. A ampliação eleva a fábrica, seus colaboradores e a cidade ao nível de excelência que merecem, é um reconhecimento, comenta Rodrigo Bressan, Diretor Industrial da Cervejaria de Ponta Grossa.

Todas as áreas da cervejaria passaram por mudanças. A fábrica terá capacidade instalada de 4,6 milhões de hectolitros/ano e aumentará sua gama de produtos passando a produzir as marcas Heineken, Sol, Desperados e Amstel. As instalações compreendem diversas linhas de produção e envase que permitirão à Heineken colocar no mercado quatro vezes mais variedades de SKUs e embalagens, como as latas de 250ml, 269ml e 473ml, com destaque para a primeira linha de KEGs (barril) de Heineken fora da Holanda.

Entre as mudanças estão também novos tanques de fermentação e um upgrade tecnológico com a implantação de novo sistema de automação e modernização da área de utilidades e da capacidade de armazenagem – a warehouse passou a ter 17 mil m², o que equivale a três campos de futebol. A área construída da unidade passou de 53 mil m² para 74 mil m².

O investimento na expansão da cervejaria de Ponta Grossa é uma consequência da estratégia de longo prazo da companhia e sua confiança no potencial do mercado cervejeiro do País. O Brasil já é o terceiro maior mercado para a HEIKEKEN no mundo. No último ano, conquistamos resultados muito expressivos.  Globalmente, somos o primeiro país em contribuição de volume para a marca Heineken, o segundo maior país no ranking da marca SOL Premium e nos tornamos o mercado que mais contribui com volume adicional de Amstel. Kaiser já é a terceira maior marca Mainstream para a Companhia, ficando atrás apenas de Tecate e Amstel, afirma Didier Debrosse, presidente da Heineken Brasil.

 

Primeira linha de DraughtKegs fora da Holanda

O Brasil será o primeiro país a receber uma linha de DraughtKegs de Heineken fora da Holanda, um marco importantíssimo na história internacional da companhia. O DraughtKeg é uma tecnologia desenvolvida e patenteada pela Heineken. Seu sistema funciona por meio de um cartucho interno com CO2 que tira a cerveja sob pressão, até o último copo, e deixa o líquido mais cremoso. Trazer uma linha tão especial da Heineken para o Brasil é consequência da importância do mercado para a companhia. O DraughtKeg faz parte do repertório dos momentos especiais dos brasileiros e vem conquistando cada vez mais adeptos, conta Erwin Rosens.

 

Postos de trabalho e sustentabilidade

As tecnologias implantadas aumentaram a capacidade de produção da unidade em 23% em um mesmo intervalo de tempo graças aos seus processos eficientes. Para isso, recebeu um sistema de recuperação de calor, motores de alta performance, iluminação em led e espelhos prismáticos que convertem a luz do sol e fornece uma quantidade perfeita de claridade. Conta ainda com um sistema de captação de água de chuva que traz ganhos financeiros e contribui com a sustentabilidade na produção, além da implementação de um sistema de autossuficiência com caldeiras abastecidas por biomassa. A expansão gerou 85 novas vagas na Cervejaria, preenchidos por colaboradores com alto grau de capacitação e de gestão de seus postos de trabalho, pois operam sistemas de alta tecnologia e complexidade. A obra gerou 1.700 empregos temporários.

 

Sobre a HEINEKEN Brasil

A HEINEKEN Brasil chegou ao país em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Baseada em São Paulo, é subsidiária da Heineken NV, uma das maiores cervejarias do mundo. No país, a empresa gera cerca de 2 mil empregos e possui cinco cervejarias localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR) e Pacatuba (CE). Com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros, são produzidos e comercializados no país os seguintes produtos: Heineken, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria 0,0%, Família Xingu e Amstel. A companhia importa ainda as marcas, Dos Equis, do México, Birra Moretti, da Itália, Edelweiss, da Áustria e Murphy’s Irish Stout, da Irlanda. Marca de cerveja Premium mais internacional e valiosa do mundo, a Heineken está presente em quase todos os países. A Heineken International é a maior cervejaria da Europa, segunda do mundo em rentabilidade e a terceira em volume. Heineken opera 165 cervejarias em mais de 70 países.