imoveis
(Franklin de Freitas/Arq. BP)

A integração entre o mercado imobiliário e o setor de arquitetura tem se mostrado uma estratégia cada vez mais eficaz para melhorar essa experiência dos clientes. O trabalho conjunto, que não só agrega valor ao segmento, mas também oferece aos compradores uma lista valiosa de fornecedores de alta performance, pode ser decisivo na hora de tomar a decisão de comprar um imóvel.

A aproximação cada vez mais evidente destes dois mercados promete, também, resultados palpáveis no chamado Valor Geral de Vendas (VGV). Segundo Fernando Prates, CEO da Casa Prates, uma das principais imobiliárias com foco no mercado de alto padrão em Curitiba, a expectativa é que em 2024 a imobiliária cresça 50% na quantidade de vendas de imóveis. Isso deve representar cerca de R$ 200 milhões até dezembro.

“Essa união de esforços dos dois mercados, além de trazer retorno significativo em vendas, também contribui para elevar o nível dos corretores de imóveis e, com isso, deixar as negociações cada vez mais assertivas,” comenta o especialista em negócios imobiliários. A perspectiva da Casa Prates é atingir este valor expressivo de VGV com uma equipe de 10 corretores.

A prova de que essa tendência do mercado imobiliário e da arquitetura andando juntos é o futuro dos dois setores é que a estratégia vem sendo destaque em uma das principais mostras focadas no mercado de design e arquitetura, a CASACOR. Para se ter uma ideia do quanto essa união vem sendo levada a sério, a edição realizada no Paraná conta com a Casa Prates como parceira oficial do evento.

“A participação da Casa Prates na CASACOR é um reflexo positivo da aproximação com o mercado de arquitetura e design, que vem sendo cada vez mais constante nos últimos anos. Temos trabalhado incansavelmente para fomentar conexões entre profissionais do mercado imobiliário, arquitetos, designers e clientes, promovendo um verdadeiro hub de relacionamento e transformando de forma efetiva e assertiva o conceito de morar bem”, explica o CEO da Casa Prates.

House Flipping e Retrofit também serão destaques durante o evento

Dentre os assuntos que prometem estar em evidência na mostra estão os conceitos de House Flipping e Retrofit. As estratégias, que também serão apresentadas pela Casa Prates Imóveis, visam promover a transformação nos ambientes, contribuindo para acelerar a venda de imóveis e, inclusive, aumentar de maneira considerável a taxa de retorno do investidor em aproximadamente 40%.

“A ideia é expor para cada visitante a oportunidade de conhecer o conceito e, com isso, entender como a renovação de propriedades pode ser um investimento lucrativo e consciente, muito em linha com o tema do evento”, ressalta Fernando Prates, CEO da Casa Prates.

Durante a mostra, a Casa Prates irá apresentar, também, o edifício Verdegris, empreendimento idealizado pela incorporadora L’Espace e que tem o projeto arquitetônico assinado por Marcos Bertoldi, um dos principais homenageados da CASACOR Paraná 2024.

Conexões de valor

O executivo comenta, ainda, que para a mostra, o espaço apresentado pela Casa Prates foi pensado – desde o início – com o objetivo de estimular o networking e instigar a busca por insights e soluções inovadoras no mercado imobiliário. “Além disso, a ideia é possibilitar experiências imersivas e significativas que combinam arte, tecnologia e sustentabilidade”, complementa Fernando.

Durante o evento, os visitantes também terão a chance de participar de um sorteio exclusivo de uma consultoria do conceito House Flipping.

A CASACOR é a mais completa mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo da América Latina. A edição paranaense do evento acontece na Rua Bispo Dom José, 2222, no bairro Batel, no coração de Curitiba, e começa no próximo dia 04 de junho, seguindo até o dia 28 de julho de 2024.