DIA DAS CRIANÇAS
Lojas de rua são as preferidas dos consumidores para as compras (Franklin de Freitas)

O Dia das Crianças é neste sábado (12), quando também se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. A data é uma das mais importantes para o comércio varejista, sendo a terceira melhor data para vendas, atrás apenas do Natal e o Dia das Mães.

Neste ano, as vendas no chamado mês das crianças devem movimentar algo em torno de R$ 46,6 bilhões no País, segundo uma estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Se isso ocorrer, haverá alta de 3,3% em relação à mesma data em 2023.

Apesar de moderado, esse crescimento reflete um cenário econômico estável em que o consumo se mantém em alta, analisou a própria entidade.

No Paraná, o Dia das Crianças também promete movimentar o comércio. É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae/PR divulgado no primeiro dia de outubro, segundo a qual 65,2% dos paranaenses já estão se preparando para comemorar com presentes.

No entanto, esse número representa uma leve queda em relação ao ano passado, quando 66,9% tinham planos de comprar algo especial para os pequenos. Em média, cada comprador deve presentear de duas a três crianças.

Este ano, o tíquete médio dos presentes subiu 6,6% e deve ser de R$ 154,38. A maior parte das compras (32,1%) será de presentes com valor de até R$ 100.

Correria

O paranaense gosta de decidir na última hora: 62% vão deixar para comprar na semana que antecede o Dia das Crianças e 9,5% vão comprar no próprio dia. Outros 20,2% preferiram se antecipar, comprando entre 8 e 15 dias antes.

O comércio de rua segue sendo o preferido, com 41,3% das menções entre os consumidores. As lojas de bairro, em particular, estão ganhando força, com 28,5% de preferência. E as lojas do centro da cidade devem receber 12,8% do movimento. Compras online também continuam em alta, representando 33,9%, enquanto 32,2% dos consumidores devem ir aos shoppings.

Presentes

Criança gosta mesmo é de ganhar brinquedo, que continuam sendo os prediletos. A preferência por eles aumentou, passando de 69,6% no ano passado para 75,2% este ano. Roupas e calçados seguem em alta, com 29,8% dos entrevistados optando por eles. Jogos educativos estão ganhando espaço, subindo de 5,3% para 7,4%. Os eletrônicos também estão em alta, especialmente entre as crianças mais velhas, saltando de 2,4% para 5%.

Campanha de arrecadação de brinquedos tem início

A Campanha do Brinquedo, promovida pelo Sesc Paraná e pela RPC, teve início ontem e segue até o dia 23 de dezembro de 2024. A ação solidária visa arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação para presentear crianças em situação de vulnerabilidade social no estado. Esta é a 16ª edição da campanha.

A campanha, que já se consolidou como um marco no calendário natalino, conta com a parceria logística do Exército Brasileiro, do Secovi-PR, dos sindicatos empresariais do comércio filiados à Fecomércio PR, das Câmaras da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), além de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, e outros parceiros engajados.

Os brinquedos podem ser entregues em postos de coleta distribuídos em todas as unidades do Sesc PR e do Senac PR, nas emissoras da RPC e em estabelecimentos parceiros que estiverem identificados com o cartaz da campanha.

As doações serão destinadas a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade, levando alegria e esperança para os pequenos, além de proporcionar um Natal mais solidário e acolhedor.

Na edição anterior, em 2023, 289.017 brinquedos foram arrecadados no Estado, beneficiando 124.602 pessoas em todo o estado. A expectativa é de que esses números sejam superados. Em 2022 foram 225.192 brinquedos arrecadados e em 2021 chegou-se a 204.183.

Há 16 anos, a Campanha do Brinquedo une esforços e parcerias para transformar o Natal de milhares de crianças paranaenses.