Comercio
Comércio do Paraná Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma data marcada por descontos no comércio e ação de marketing dedicadas a atrair a atenção dos consumidores. A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou um levantamento abrangente para entender o perfil desses brasileiros por meio da área de Marketing Services, que considerou uma base de 186,9 milhões de CPFs. Os dados mostraram que, do total, mais de 27 milhões de brasileiros tendem a ser “caçadores de desconto”, e compradores online dos quais 59,6% têm propensão a usar cartão de crédito e quase 35% usam muito esta modalidade de pagamento (heavy users).

“O estudo revela insights preciosos para compreendermos as dinâmicas de consumo no Brasil, auxiliando empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes e personalizadas para atender às necessidades de seus clientes. As promoções personalizadas não apenas atraem novos consumidores, mas também incentivam a fidelidade dos existentes, gerando mais lucro para as companhias”, afirma Lucas Mathias, gerente de Marketing Services da Serasa Experian.

Ainda de acordo com o estudo, a capacidade de pagamento, o valor máximo que o consumidor tem condição de se comprometer a pagar dentro do mês, da maioria dos “caçadores de desconto” (66,7%) é presumida em até R$ 1 mil. Deste perfil, 12% tem capacidade de pagar mais de 3 mil reais por mês. Na população brasileira a mesma faixa é de 6%. Esse é um indicador econômico que auxilia no entendimento de como os consumidores são vistos pelo mercado credor brasileiro, que pode desenvolver estratégias para oferecer produtos adequados a cada perfil de cliente, apontando que mais de 80% têm recebe mensalmente três salários-mínimos.

Em relação à localidade dos consumidores, o estudo mostrou que, considerando a base pesquisada, aqueles que residem em Unidades Federativas (UFs) da região Sudeste são os mais propensos a buscar descontos, representando quase 70% dos 27 milhões de CPFs. Confira os detalhes no gráfico abaixo:

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Metodologia

Para a produção do estudo de “Caçadores de descontos e compradores online” a Serasa Experian analisou 27,6 milhões de CPFs. Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD). Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O estudo combinou inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da Datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos.