SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O número de aparelhos smartphones em uso no Brasil chegará a 168 milhões em maio, de acordo com dados da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas de São Paulo) e divulgada na quinta-feira (14).

Em relação a maio do ano passado, há uma alta 9%, quando o número ficou em 151,5 milhões. Para Fernando Meirelles, professor da FGV-SP e responsável pelo estudo, o número vem crescendo graças a mudanças comportamentais. “Quanto mais jovem a pessoa, mais ela está fazendo tudo no smart. Eu tenho vários alunos que, mesmo com o computador, por exemplo, eles observam o celular. Então é comportamental. O pessoal mais velho ainda faz questão de outros dispositivos, quanto mais menos questão de usar outros dispositivos”, afirma Meirelles.

A densidade será de 1,6 aparelho para cada habitante no país. Para efeito de comparação, há seis anos, o número era de um dispositivo para cada dois brasileiros. Segundo a pesquisa, a projeção é que, até 2018, o número de smartphones chegue a 236 milhões, com densidade de quase 2 aparelhos por habitante.

O estudo mostra ainda que há mais smartphones que computadores no país (notebooks, tablets e desktops). O número de computadores ficará, em maio, em 160 milhões.