se liga que é fraude telefonia
Cartilha com dicas (Crédito: Divulgação TIM)

A TIM, operadora líder de mercado no Paraná com mais de 7,2 milhões de clientes, lançou o projeto “Se liga que é fraude”, idealizado para informar e educar os usuários sobre como se proteger no mundo digital.

A iniciativa nasceu com o objetivo de compartilhar como acontecem os principais golpes aplicados contra clientes de telefonia e como evitá-los. Para isso, a TIM elaborou um guia que mapeia as situações mais comuns e oferece orientações essenciais para que os consumidores estejam sempre atentos. O lançamento no Estado, nesta quarta-feira (23), acontece junto ao Procon/PR, que também auxiliará na divulgação da cartilha para os Procons municipais e para os consumidores.

“A educação é a nossa maior aliada na prevenção a fraudes. Ao capacitar os usuários, estamos não apenas protegendo indivíduos, mas também suas famílias e amigos. Para isso, o guia traz orientações de segurança e privacidade e orienta sobre os golpes mais comuns utilizados especialmente para captar dados pessoais e bancários” explica Liliam Lopes, Gerente de Relacionamento com Procons na TIM Brasil. Segundo ela, o material traz temas como spoofing (quando os fraudadores utilizam programas para mascarar o número de origem das chamadas e mensagens para driblar a rejeição das ligações), golpes por SMS e WhatsApp, além de dicas sobre como proteger o smartphone e orientações para serem seguidas em caso de roubo, furto ou perda do celular.

A cartilha está disponível em versões impressa e online no site da TIM. A versão online será constantemente atualizada, garantindo que os consumidores tenham acesso às informações mais recentes sobre fraudes e formas de prevenção. O documento está disponível no link: https://www.tim.com.br/sobre-a-tim/institucional/seguranca/dicas-de-seguranca#tipos-de-golpes

Segundo Claudia Silvano, coordenadora de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, “O melhor e maior recurso que temos hoje, para evitar que o consumidor seja lesado, é a informação. Assim, iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção contra golpes e fraudes, protegendo o consumidor de prejuízos financeiros e do vazamento de dados sensíveis”.