papel toalha
Papel toalha: dúvida? (Divulgação)

O papel toalha era visto apenas como um item básico nas cozinhas de residências, mas hoje sua aplicação se estende a uma variedade de atividades profissionais, como estúdios de tatuagem, clínicas de estética e consultórios odontológicos.

Mas será que todos os tipos de papel toalha atendem às necessidades específicas de cada setor? Entender as diferenças entre folha simples, dupla, tripla e quádrupla pode fazer toda a diferença para escolher o produto certo.

“Ambientes profissionais onde a assepsia é fundamental, como estúdios de tatuagem e clínicas odontológicas, precisam de papéis mais robustos, que garantam a segurança e higiene sem desperdício”, indica Rafael Rieper, diretor executivo da Ripz, empresa especializada em papéis de higiene localizada em Guaratuba (Litoral do Paraná).

A diferença entre os tipos de papel toalha está, essencialmente, na resistência e capacidade de absorção. “Enquanto o papel de folha simples é mais fino e tem menor durabilidade, indicado para usos rápidos e limpeza de superfícies sem demanda de líquidos, os papéis com duas ou até quatro folhas possuem maior espessura, proporcionando maior absorção e resistência”, explica.

Os papéis toalha de folha quádrupla são, hoje, os mais indicados para ambientes de alta demanda, como restaurantes, clínicas e laboratórios. Além de serem mais resistentes, esses produtos permitem o uso de menor quantidade de folhas, o que se traduz em uma economia a longo prazo. “A escolha por papéis de maior resistência tem se mostrado uma tendência crescente, visto que além de oferecer maior durabilidade e aumentar a eficiência, também contribui para a preservação ambiental, já que reduz o consumo e, consequentemente, o impacto no meio ambiente”, comenta Rieper.

A Ripz investiu R$ 8 milhões em uma tecnologia asiática que não apenas aprimora a qualidade do produto, como também eleva significativamente sua funcionalidade e durabilidade. “Fomos à Taiwan buscar uma máquina com tecnologia exclusiva, que é única no Brasil”, conta. “Essa tecnologia não só melhora a absorção do papel, como também proporciona maior resistência e permite personalização, colocando nossos produtos na vanguarda do mercado”, afirma.

A tecnologia Ponto a Ponto utiliza micropontos para unir duas folhas de papel e criar bolhas de ar entre elas, que se enchem de água quando o papel é umedecido, garantindo maior absorção. Esta característica torna o papel da Ripz ideal para diversas aplicações. Além disso, a cola especial utilizada nos micropontos confere mais resistência ao papel, proporcionando uma experiência superior ao consumidor.