despacho de bagagem latam
Curitiba é o 12º aeroporto brasileiro a oferecer o serviço de autoatendimento para despacho de bagagens da LATAM (Crédito: Divulgação LATAM)

Os passageiros da LATAM começam a despachar própria bagagem no Aeroporto Afonso Pena, na Grande Curitiba. A expectativa é que mais de 23 mil volumes sejam etiquetados e processados por mês pelos próprios clientes no aeroporto paranaense, que podem economizar 50% de tempo em atendimento.

Nova rota aérea que liga o interior do Paraná a Campinas já está com passagens à venda

Curitiba é o 12º aeroporto brasileiro a oferecer o serviço de autoatendimento para despacho de bagagens.

Com a medida espera-se que haja redução de 90 para 45 segundos o tempo médio que o cliente ficaria em atendimento. Em 2023, 56% das bagagens de voos LATAM foram despachadas pelos próprios clientes nos aeroportos de Brasília, Galeão (Rio de Janeiro), Guarulhos (São Paulo), Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Confins (Belo Horizonte) e Vitória.

“Queremos que o nosso cliente tenha uma jornada no aeroporto cada vez mais ágil e simples e temos trabalhado constantemente para isso. Essa tecnologia é mais uma evidência disso e que com certeza irá facilitar a viagem dos passageiros que embarcam diariamente conosco por Curitiba”, afirma Derick Barboza, diretor de Aeroportos da LATAM Brasil.

O Despacho de Bagagem Express funciona em terminais de autoatendimento da LATAM. O cliente imprime a etiqueta com os seus dados e fixa em sua bagagem. Ao dirigir-se ao balcão de entrega de bagagem, realiza a pesagem e o escaneamento do cartão de embarque e da etiqueta. Caso a bagagem esteja dentro do limite de 23 quilos, a esteira leva a bagagem para ser acomodada no avião.

Aérea anuncia nova rota Curitiba-Lima

A LATAM anunciou neste mês de junho que, a partir de 28 de outubro, começará a operar a rota Curitiba-Lima com três voos semanais. Com previsão de transportar até 43 mil passageiros por ano, a operação contará com recursos do PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional) lançado pelo Governo Federal para ampliação da conectividade aérea. Esta é a segunda rota internacional da companhia no Paraná, depois de Curitiba-Santiago, inaugurada em 2022.