Abertura do vertedouro leva mais de duas mil pessoas a Itaipu na manhã de sábado (14)
(Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)

A Petrobras e a Itaipu Binacional anunciaram nesta quinta-feira, 3/10, em Foz do Iguaçu (PR), a intenção de formalizar parcerias na área de inovação tecnológica. Os termos gerais do acordo foram discutidos pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
 
As duas empresas têm ampla tradição em projetos de inovação tecnológica e estão engajadas na construção de uma transição energética justa.
 
O encontro foi motivado pela presença da presidente da Petrobras em Foz do Iguaçu. Magda participa das reuniões do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20.

Paraná lidera investimentos no Brasil com crescimento de R$ 2 bilhões em 2024

 
Na quarta-feira, 2/10, ela visitou o Itaipu Parquetec, braço tecnológico da Itaipu Binacional. Magda Chambriard mencionou oportunidades de parceria entre o Parquetec e o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro.
 
“Petrobras e Itaipu são instituições muito relevantes no cenário energético, reconhecidamente inovadoras, que contam com equipes técnicas de alta qualificação. O fato de possuírem competências complementares potencializa a parceria, em especial no contexto da transição energética. Esperamos estabelecer uma longa relação, que certamente trará ganhos para os dois lados e contribuirá para que o Brasil avance como líder mundial da transição”, disse a presidente da Petrobras.
 
“O foco da reunião foi trocar informações e entender os projetos de inovação realizados pela Petrobras e pela Itaipu. Percebemos que há muita sinergia entre nossos trabalhos. Uma parceria certamente será positiva para o País e reforça a orientação do presidente Lula de inserir o Brasil como protagonista global na transição energética”, disse o diretor-geral da Itaipu.
 
Os detalhes do acordo serão discutidos a partir de agora pelas equipes técnicas das duas empresas.