Porto de Paranaguá conta com áreas exclusiva para cargas do Paraguai há 67 anos

AEN
Porto de Paranaguá conta com área exclusiva para cargas do Paraguai

Porto de Paranaguá conta com área exclusiva para cargas do Paraguai

A cargas vindas do Paraguai, há 67 anos, têm um espaço exclusivo no Porto de Paranaguá. O espaço delimitado pela Portos do Paraná, no Litoral, fortalece a parceria do Estado com o Paraguai. O acordo foi assinado em 1957 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, quem administra o espaço é a Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), que faz parte do Ministério daquele país.

Localizada na primeira parte do Armazém 8, a área recebe apenas a movimentação de mercadorias destinadas ao Paraguai sem a tributação de cargas. “Como o Paraguai não tem contato direto com o mar, este ambiente exclusivo é um caminho do Paraná para fortalecer os laços com o país vizinho, por meio de vantagens como alguns tributos suspensos, trazendo facilidades logísticas para as exportações paraguaias”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O entreposto de depósito franco permite a armazenagem de mercadoria estrangeira em recinto alfandegado, para atender ao fluxo comercial de países limítrofes. A lei também garante um convênio com um estabelecimento, em Concepción, de um entreposto de depósito franco para mercadorias exportadas ou importadas do Brasil.

O convênio antecedeu outras parcerias que seriam feitas entre os dois países, como a Ponte da Amizade, em 1965, e a usina binacional de Itaipu, em 1984. Todas visavam estreitar os laços entre o Brasil e o Paraguai. O porto franco também buscou diminuir a influência argentina sobre o Paraguai, que até aquele momento era o principal canal para o comércio exterior, com crescimento econômico favorável ao leste paraguaio. 

“A curta distância da fronteira entre os dois países é de apenas 730 km, com um tempo médio de 12 horas de viagem facilitando muito a importação e exportação de diversos produtos. Tudo isso somado a excelente estrutura e apoio logístico que o Porto oferece, juntamente com um eficiente operador portuário atendendo nossas cargas, torna seu desembaraço muito mais rápido e organizado dentro deste porto”, explicou o delegado da ANNP, Gerardo Vázquez.

Atualmente as cargas rolantes são as mais movimentadas no local, entre elas caminhões, tratores, carros e acessórios agrícolas – como colheitadeiras em grande maioria usadas. Além do armazém exclusivo, o Paraguai também faz movimentação por meio de contêineres.

HISTÓRIA – O primeiro espaço exclusivo para as cargas paraguaias foram alguns armazéns na Vila da Madeira, em Paranaguá. Com os anos o local foi transferido para outros ambientes, de acordo com a demanda da época. Atualmente o espaço exclusivo está localizado no Armazém 8, no cais do Porto de Paranaguá.

Utilizado historicamente como a principal rota de acesso para o comércio exterior paraguaio, o porto perdeu protagonismo em 2003. Na época, o Estado bloqueou a passagem de produtos transgênicos, estimulando assim um sistema de hidrovias nos rios Paraguai e Paraná, escoando boa parte dos produtos por portos da Argentina e do Uruguai.

Com projetos como o novo programa de concessões rodoviárias, a Ponte de Integração Brasil-Paraguai e os investimentos no Porto de Paranaguá, o Estado pode se tornar novamente a principal porta de entrada e de saída do Paraguai ao mar.