José Cruz/ABr

Um programa para transformar a realidade de pequenas cervejarias. O Sebrae e a Ambev lançaram o Aprimore, uma jornada de encadeamento produtivo para dez cervejarias artesanais do Paraná. O lançamento, realizado na sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR, contou com a presença das instituições responsáveis pelo projeto e empreendedores do setor.

O Aprimore, criado em 2023, chega ao Paraná após iniciativas no Nordeste e no Centro-Oeste do País. No Estado, o programa será aplicado junto a dez cervejarias da região metropolitana de Curitiba e de Guarapuava.

O evento de lançamento reuniu representantes das cervejarias artesanais selecionadas, para uma introdução do que será transmitido durante o programa. Aos empreendedores, foi apresentado um panorama do mercado cervejeiro das regiões onde as empresas se localizam, assim como alguns conceitos de construção de marca.

O coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antônio Rolim de Moura, explica que a jornada do Aprimore no Estado foi elaborada a partir da situação e dos desafios do mercado cervejeiro da região.

“Cada uma das atividades foi pensada após uma análise muito cuidadosa do mercado. Entendemos que, se pudermos colaborar com as cervejarias nesses tópicos que preparamos, o sucesso dos empreendedores será maior”, afirma o coordenador.

O programa Aprimore tem como foco principal a gestão das cervejarias. Os principais temas abordados nos encontros serão a redução de custos, produção eficiente, otimização de processos, distribuição, alinhamento de preços, comunicação da marca, entre outros pontos. As atividades se dividem em mentorias, consultorias, ações de mercado, benchmarking e workshops.

Marta Rocha Araújo, especialista em conhecimento e cultura cervejeira da Ambev, ressalta a potência do setor no Estado, algo do qual as pequenas cervejarias podem fazer parte e impulsionar os seus negócios a partir da jornada.

“O mercado cervejeiro do Paraná é extremamente promissor, muito por conta da sua forte tradição. Por isso, o Aprimore é uma oportunidade para os empreendedores ajustarem suas estratégias ao perfil dos consumidores locais e às tendências de mercado”, explica Marta.

Vicente Scalia Neto, analista do Sebrae Nacional e coordenador do Aprimore, ressalta que o mercado cervejeiro possui um potencial e que, com a parceria da Ambev, será possível apoiar com melhores condições os produtores participantes do programa.

“O Aprimore é uma experiência relativamente nova, em um setor que queremos conhecer melhor. Por isso, é muito bom nos aproximarmos desses empreendedores junto com a Ambev. Eles trazem o olhar da produtividade e o Sebrae/PR complementa essa jornada com todo o seu conhecimento em desenvolvimento empresarial”, reforça o analista.

Uma oportunidade para empreendedores cervejeiros

O programa selecionou dez cervejarias para a sua jornada de aprimoramento. Da região metropolitana de Curitiba, vêm as empresas Cervejaria Ignorus (Colombo), Cervejaria Étima (Campo Largo), Cervejaria Yellow Bird (Pinhais), Coice de Mula (Pinhais) e Bucovina Cervejaria (Rio Negro). De Guarapuava, as cervejarias escolhidas foram a Água do Monge, Hank Bier, Irmandade Cervejaria, Jordana Bier e Metzgerbier.

As empresas foram selecionadas com base em fatores como a relevância para o mercado, inserção social e potencial de crescimento do negócio. A jornada será dividida em encontros remotos e presenciais, a serem realizados nas sedes regionais do Sebrae/PR.

A expectativa para o início da jornada é grande, segundo o representante da Bucovina Cervejaria, Sérgio Schelbauer. Para ele, o Aprimore pode exercer um papel importante no fortalecimento do mercado de cervejas artesanais do Estado.

“É uma grande oportunidade, participar de um programa com esse compartilhamento de ideias que tanto o Sebrae/PR quanto a Ambev têm a oferecer. O mercado de cervejas ainda está em expansão, então esse apoio pode nos fortalecer e trazer novos clientes”, observa Schelbauer.

Hélio Dias Júnior, representante da Coice de Mula, reflete sobre o momento atual do mercado de cervejas artesanais e como o Aprimore é uma oportunidade de pensar novas perspectivas para o negócio.

“O mercado está mais competitivo, o que nos exige muito esforço para tentar manter bons resultados. Acredito que essa jornada vai nos ajudar a sermos mais produtivos, expandindo os negócios sem perder a qualidade dos produtos”, afirma o empreendedor.