Divulgação/Assessoria de imprensa

Quando vamos comprar um eletrônico ou qualquer outro produto com um alto valor agregado, precisamos pesquisar e esperar aquela época perfeita em que o preço abaixa e as condições de pagamento ficam melhores.

Mas, existe um momento em que o preço dos eletrônicos se torna mais baixo? A verdade é que não é muito preciso, mas existem algumas épocas em que a tendência dos preços é abaixar, se tornando o melhor momento para comprar esses produtos.

Afinal, provavelmente você já ouviu sobre as vantagens de comprar eletrônicos na Black Friday, não é mesmo?

Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas dicas para você comprar um eletrônico pelo melhor preço. Assim, se você está procurando por um celular ou um notebook novo, por exemplo, vale a pena ler os tópicos abaixo. Confira!

1. A Black Friday é sempre uma ótima opção
A Black Friday é um dia criado nos Estados Unidos para “inaugurar” as compras de natal e que proporciona aos consumidores promoções únicas com preços muito abaixo do mercado. Com o tempo, os preços mais baixos se espalharam para todos os segmentos e, atualmente, já é possível comprar tudo que você procura com descontos especiais.

Essa promoção, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, está cada vez mais presente na cultura do brasileiro e já é uma ótima opção para quem deseja comprar diversos tipos de produtos.

E quando falamos em eletrônicos, a Black Friday é uma ótima opção! Estima-se que, em 2018, esses produtos representaram 12% de todo o comércio brasileiro nos dias que participaram da promoção.

2. A Cyber Monday também oferece ótimas promoções
Mais desconhecida que a Black Friday, mas com ótimas possibilidades, a Cyber Monday ocorre na primeira segunda-feira de dezembro e é uma data criada para oferecer as melhores oportunidades para compras realizadas na internet.

A data é uma ótima chance para quem prefere comprar em e-commerces ou também para quem encontra os melhores preços em sites virtuais. Vale ressaltar que a Cyber Monday ano passado teve um crescimento de 20% e, para 2019, as expectativas são as melhores possíveis.

3. Mas, e quando estamos longe da Black Friday?

Realmente, a Black Friday e a Cyber Monday são ótimas opções. Mas o que fazemos quando estamos longe de novembro e dezembro? Nesse caso, é importante observar que existem algumas épocas que, no geral, costumam apresentar preços mais vantajosos.

Em janeiro, por exemplo, existem promoções interessantes para o período “pós-festa”. Em maio, após o dia das mães, também é comum encontrar preços mais acessíveis. Além dessas, outra data que oferece valores mais em conta para eletrônicos, no geral, é o mês de julho!

4. No caso dos celulares, fique de olho nos lançamentos!
Quando procuramos por uma versão antiga de um celular, é muito importante ficarmos atentos aos novos lançamentos da marca. Isso porque, sempre que determinada fabricante coloca um novo modelo no mercado, o preço dos antigos deve diminuir!

Por isso, na prática, se você procura por um celular da Apple, por exemplo, é interessante pesquisar quando serão lançados novos modelos. Esse será o momento ideal para você comprar uma versão um pouco mais antiga.

Já no caso de celulares Android e notebooks, até mesmo os lançamentos de outras marcas podem impactar no preço do modelo que você pretende comprar. Você pode sempre pesquisar e conferir quando serão lançados novos smartphones ou computadores no mercado.

5. Utilize aplicativos capazes de comparar preços
Por último, mas não menos importantes, é importante enfatizar que existem aplicativos e sites capazes de ajudar você nessa missão de encontrar o melhor preço para determinado produto.

Existem empresas especializadas em realizar a comparação dos preços nas diferentes épocas do que você pretende comprar. Assim, você só precisa pesquisar o seu produto e poderá ver um gráfico com o preço dele ao longo do tempo.

Essa técnica funciona muito bem com eletrônicos e eletrodomésticos, que possuem preços mais elevados e tornam o processo de pesquisa ainda mais importante. Lembre-se dessas dicas e você terá um ótimo custo-benefício na compra dos seus eletrônicos. Boa sorte e boas compras!