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Apolar (Divulgação/Apolar)

A Apolar está expandindo sua atuação para outras regiões do Brasil e também no exterior. Conhecida dos paranaenses há mais de 50 anos como referência em imobiliária está presente também em Santa Catarina.

O grupo participou pela primeira vez da ABF Franchising Expo, maior feira de franchising do mundo, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). No mês de julho, o grupo irá expandir em Ribeirão Preto (SP) e, em breve, abrir a primeira unidade internacional em Assunção (PY).

A Apolar conta hoje com mais de 70 franquias de venda e locação, 60 apenas no Paraná, e 100 pontos de atendimento. São mais de 20 mil imóveis cadastrados no banco de dados. Um dos principais diferenciais da marca são os consultores regionalizados que buscam oferecer um atendimento personalizado aos clientes.

Atualmente, cerca de 700 corretores de imóveis representam a franqueadora nos estados do Paraná e de Santa Catarina e, segundo Jean Michel Galiano, um dos diretores e conselheiro da Apolar Imóveis, as tendências para o setor imobiliário são promissoras: “os indicadores apontam para uma demanda crescente e uma estabilização econômica que favorece os investimentos no setor”.

“Em 2024, decidimos participar pela primeira vez da feira para que fosse um marco no processo decisório da expansão nacional. E, além disso, encontramos oportunidades de networking muito relevantes, o que nos motivou a continuar no processo de franquia de forma correta. Nossa meta junto à ABF é alcançar 200 pontos de atendimento e franquias em todo o Brasil”, ressalta Galiano.

Já o diretor de Expansão do grupo, Marco Vieira, conta que a participação na edição de 2024 da ABF Franchising Expo consolidou a posição da marca como franqueadora. “Queremos expandir o modelo de negócio que a Apolar consolidou no Paraná e fazer do grupo, além de pioneiro, a maior empresa de franchising imobiliário do Sul do país, levando esse projeto para outras regiões e internacionalizando a marca”, comenta Marco Vieira.

Para o especialista, a Apolar trouxe no evento da ABF um modelo de negócio robusto. No Brasil, o grupo quer seguir crescendo no Paraná e em Santa Catarina, mas mira também a região Sudeste, Distrito Federal, o Litoral do Nordeste e mercados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Modelos de franquia – A Apolar trabalha com dois modelos de franquia. O primeiro é a franquia de conversão, que consiste em transformar uma imobiliária já existente, que opera com um modelo de negócio já ultrapassado, em uma imobiliária moderna, com administração embasada em processos e tratamento diferenciado para o corretor. O investimento na franquia de conversão parte de US$ 15 mil iniciais (cerca de R$ 77 mil na cotação atual), referentes à taxa de franchising.

“O foco, aqui, é trazer essa imobiliária para a lógica da Apolar, que promove competitividade a partir das inovações tecnológicas. Um exemplo de serviço que prestamos que o mercado nacional não tem é a gestão de imóveis centralizada, com agilidade e tecnologia de ponta. O que outras empresas sofrem para realizar nós entregamos de forma muito fácil”, diz o diretor de expansão da Apolar.

Há, ainda, o modelo de startup, voltado ao empreendedor que não tem expertise no ramo imobiliário, mas deseja investir nesse nicho, porque vê potencial. Esse modelo tem custo inicial (taxa de franquia) de US$ 20 mil (cerca de R$ 103 mil).

“O modelo de negócio da Apolar permite que o empreendedor siga todo um processo de execução que vai fazer com que ele chegue aos resultados almejados sem depender de ‘sorte’”, afirma Marco Vieira.
No total, o investimento para os franqueados da Apolar varia de R$ 150 mil a R$ 250 mil, a depender do tamanho do negócio.

Diferenciais – Após a preparação para ingressar no mercado de franquias e adquirir expertise no ramo, a Apolar tem sua evolução reconhecida pela ABF, que concedeu ao grupo o selo de excelência em franchising por 10 anos. Durante a feira, notaram dois grupos de visitantes: metade já conhecia o modelo de franquia imobiliária, enquanto a outra metade se interessou pela chance de iniciar seu próprio negócio com investimento acessível e inovação tecnológica. Ao investir em uma unidade do grupo, o franqueado passa a fazer parte de uma das maiores franqueadoras do ramo imobiliário do Sul do país, que é, consequentemente, a marca mais lembrada da região no segmento.

Pelo fato de a Apolar utilizar um sistema integrado e compartilhado entre todo o grupo, o franqueado poderá realizar vendas e locações de imóveis situados em outras cidades, não apenas onde fica a sua loja. Assim, cria-se uma maior integração entre as franquias, com geração de mais oportunidades para franqueados e agentes corretores.

O grupo possui mais de 15 mil unidades locadas e cerca de 5 mil imóveis disponíveis para venda e locação em sua carteira. É possível comprar imóveis residenciais, comerciais e lançamentos. Na parte de locação, são diversas modalidades, das tradicionais com contratos mais longos aos aluguéis de temporada e short stay.

Na plataforma Ops! Aluguei, o interessado consegue marcar visitas, reservar imóveis e assinar contratos, sendo que toda a documentação necessária é enviada pelo próprio site. Depois de realizada a análise de crédito e a vistoria da casa ou do apartamento, o processo todo pode ser finalizado em até 24 horas.

Sobre a Apolar Imóveis
Fundada em 1969 por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis se tornou referência no mercado imobiliário, ganhando dez vezes o prêmio ABF de franchising brasileiro pelo modelo de excelência em franchising e pelas suas inovações no segmento. São mais de 70 lojas espalhadas estrategicamente pelos estados do Paraná e Santa Catarina, totalizando mais de 20 mil imóveis cadastrados, entre locados e disponíveis para vendas e locação.