Multirao emprego
vagas nas Agências do Trabalhador no Paraná. (Geraldo Bubniak/AEN)

O mercado de trabalho ganha um fôlego extra no fim de ano com a abertura de vagas temporárias, especialmente em setores como turismo, comércio e serviços. De acordo com uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e Sebrae/PR, 20,3% dos empresários paranaenses planejam contratar mão de obra temporária para atender à demanda sazonal. Esse percentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários.

O setor de turismo lidera as intenções de contratação, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas temporárias. No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%.

“A previsão de contratação de temporários no Paraná está no melhor patamar desde 2021, reflexo do crescimento da economia e da perspectiva dos comerciantes em expandir seus negócios, uma vez que estes trabalhadores podem ser incorporados no quadro funcional das empresas, pois as chances de efetivação são altas, conforme aponta a pesquisa”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.