Divulgação – Melhor momento do mercado imobiliário em muitos anos

O ano de 2021 deve ser o melhor dos anos recentes em termos de comercialização de imóveis residenciais em Curitiba. Na cidade, o índice de Vendas de Usado Sobre Oferta (VUSO) atingiu 6% na média de janeiro a novembro, mais do que o dobro do registrado em 2019 (2,8%) e 2,4 pontos percentuais (p.p.) do que se teve no ano passado (3,6%). Os dados são do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), pertencente ao Sistema Secovi-PR.

Presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, Jean Michel Galiano destaca também a taxa alcançada em novembro, mês mais recente da coleta de informações, em comparação com os anos anteriores.

“Sem dúvidas, nos encontramos em um cenário de protagonismo do mercado imobiliário na capital paranaense. Em novembro de 2019, antes da pandemia de Covid-19, registramos um VUSO de 2,7%. Neste ano, o valor foi de 6,5%. O crescimento é muito expressivo”, afirma.

Os valores do Imposto de Transição de Bens Imóveis (ITBI) da capital paranaense também reforçam o bom momento do setor. Até o fim de novembro de 2021, a arrecadação chegou a R$ 475,3 milhões. No acumulado do ano, o valor foi 50% maior do que o arrecadado em 2020 e 58,2% a mais do registrado em 2019.

Em Curitiba, os bairros mais procurados pelos compradores de imóveis residenciais em novembro de 2021 foram Centro, com 5,6% do total de negociações; Portão, com 5,2%; e Santa Cândida e Xaxim, com 4,5% cada.

Quanto à comercialização de terrenos, destaque para Alto Boqueirão, Bairro Alto, São Lourenço, Tatuquara, Vista Alegre e Xaxim, com 8% das vendas cada.