SMCS
O British Council anunciou a abertura das inscrições para 500 bolsas de estudo para o Teaching for Success – programa de formação continuada de alta qualidade voltado exclusivamente para professores de inglês que atuam na rede pública de ensino, com foco em escolas de educação básica federais, estaduais ou municipais. O objetivo é ajudar professores e formadores a aprimorar o desempenho didático e obter melhores resultados de aprendizagem.

As inscrições para concorrer às bolsas, com 100% de gratuidade aos professores selecionados, estão abertas até 20 de dezembro e podem ser feitas nesse link. Serão escolhidos profissionais conforme os critérios do edital publicado no site do programa.

O curso acontecerá de 19 de fevereiro a 29 de abril de 2024, em formato remoto e híbrido, com 80% de atividades assíncronas (que podem ser feitas em qualquer horário à escolha dos participantes) e 20% síncronas (em horário pré-determinado, incluindo encontros ao vivo no Zoom). Ao todo, serão seis módulos sobre temáticas diversas. A carga horária corresponde a três horas de dedicação por módulo, além de um total de quatro horas de atividades no início e no fim do programa, totalizando 22 horas a serem cumpridas pelos participantes ao longo de 10 semanas.

Os seis módulos estarão focados em ampliar a compreensão sobre elementos-chave que apoiam o ensino e o aprendizado da língua inglesa. São eles: (1) fluência na fala (speaking); (2) vocabulário; (3) habilidades de compreensão oral (listening); (4) motivação no contexto de aprendizagem; (5) recursos pedagógicos; e (6) resiliência e criatividade no uso de recursos mínimos para ensinar e aprender.

O resultado da seleção para as 500 bolsas de estudo está previsto para ser publicado no dia 8 de janeiro no site www.britishcouncil.org.br e por meio de comunicação direta com os professores escolhidos. A equipe do British Council responsável pela seleção poderá esclarecer quaisquer dúvidas sobre o processo por e-mail. Para isso, basta escrever para [email protected] com o assunto “Dúvida Teaching for Success”.

“O programa Teaching for Success foi criado sob medida para os professores de inglês que atuam na rede pública de ensino, com total aderência aos seus interesses, necessidades e desafios. Trabalhamos para superar barreiras que ainda bloqueiam o aprendizado da língua inglesa dentre os brasileiros, além de ampliar de forma contínua a qualidade do ensino do idioma no País”, diz Alessandra Moura, gerente sênior de programas de língua inglesa e educação básica do British Council.

Desafios em sala
Durante a inscrição, é necessário responder a todas as perguntas do formulário. Nele há um campo para que os docentes descrevam a razão por que merecem ser selecionados. A recomendação do British Council é que os candidatos reflitam criticamente sobre seus desafios na sala de aula, relacionando-os com a necessidade de formação continuada.

A seleção dos professores a serem contemplados com as bolsas levará em conta quatro critérios de avaliação, com pesos distintos: anos de experiência com ensino da língua inglesa, com peso de 25%; anos de experiência ou atuação em redes públicas (sendo que atuar em redes públicas na ocasião da inscrição é altamente desejável), com peso de 30%; capacidade analítica de descrever os desafios de sala de aula e relacioná-los com iniciativas de mitigação e formação continuada, com peso de 35%; e nível de inglês, com peso de 10%.

Programa sob medida
O Teaching for Success é uma iniciativa formativa personalizada para professores brasileiros que lecionam a língua inglesa. O programa foi desenhado a partir do mapeamento de demandas de competências pedagógicas por meio da ferramenta de autoavaliação SAT (Self-Assessment for Teachers), disponibilizada pelo British Council de outubro a novembro.

O curso busca desenvolver professores em larga escala e em circunstâncias desafiadoras, integrando tecnologia ao ensino e à aprendizagem. Sua abordagem permite desenvolver sistemas de formação continuada para um desenvolvimento sustentável de docentes da língua inglesa. A metodologia inclui vídeos instrucionais, entrevistas com especialistas, sugestões bibliográficas, mentoria online com moderadores do British Council, grupo de interesse no WhatsApp e estudos de caso, entre outros recursos.

Todos os tutores que conduzem o Teaching for Success são brasileiros e possuem certificado internacional de excelência concedido pelo British Council após 160 horas de formação profissional. O objetivo é dar aos participantes a chance de vivenciar uma experiência de formação online de alto nível. Cada tutor, sob supervisão de mentores internacionais altamente experientes da organização britânica, facilitará o curso para 20 participantes e estabelecerá com esse grupo o melhor dia e horário para as atividades síncronas.

Essas turmas de 20 participantes serão distribuídas em grupos regionais, de acordo com as demandas de desenvolvimento profissional mapeadas em cada área geográfica.

Autoavaliação
Além de ter apoiado o desenvolvimento do programa Teaching for Success, a pesquisa SAT buscou entender as habilidades que, segundo os próprios respondentes, precisam ser melhor desenvolvidas, além de agregar novos conhecimentos e aprimorar a qualidade do ensino do idioma especialmente na rede pública. Dessa forma, os resultados do levantamento também darão suporte à criação de outros futuros cursos de formação continuada do British Council.

Os perfis dos docentes que responderam à pesquisa SAT revelam características importantes sobre os professores de inglês no Brasil. Nas médias por região brasileira, três quartos dos profissionais (75%) são mulheres e 60% trabalham em escolas públicas. A diversidade racial é outro fator característico, pois 43% se autodeclararam negros ou pardos. Um desafio, contudo, é que uma parte significativa dos respondentes pode estar lidando com sobrecarga de trabalho, já que 41% lecionam para mais de 10 turmas ou salas de aula.

Além disso, dentre as 12 competências pedagógicas mapeadas na pesquisa, foram identificadas as duas prioritárias, independentemente da região. O que os educadores de língua inglesa de todo o Brasil mais desejam é aperfeiçoar competências relacionadas ao conhecimento sobre a matéria e à escolha de recursos didáticos. “O programa Teaching for Success incluirá módulos específicos sobre essas duas competências”, afirma Alessandra.
Sobre o British CouncilO British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Apoiamos a paz e a prosperidade construindo conexões, entendimento e confiança entre as pessoas no Reino Unido e em países do mundo todo. Fazemos isso por meio de nosso trabalho em Artes e Cultura, Educação e Língua Inglesa. Trabalhamos com pessoas em mais de 200 países e territórios e estamos presentes em mais de 100 países. No ano fiscal de 2022-23 atingimos 600 milhões de pessoas. 
www.britishcouncil.org.br 
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
TikTok