WhatsApp Image 2023-11-05 at 12.06.48 (3)
Prova do ENEM na PUC (Crédito: Valquir Aureliano)

Milhares de estudantes em Curitiba e milhões em todo o país fazem, neste domingo (12), a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em até cinco horas, eles deverão resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza. A abertura dos portões ocorreu às 12 horas e o fechamento, às 13 horas, pelo horário de Brasília. A prova tem início previsto para as 13h30 e término às 18h30.

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova, no último domingo (5). Um total de 28,1% dos inscritos não compareceu ao exame. Os exames seguem neste domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país.

Quem precisa justificar a presença no exame deve imprimir a declaração de comparecimento, que está disponível na Página do Participante. Ela deve ser assinada pelo aplicador no local de prova.

Para não ser eliminado do exame é preciso considerar algumas regras. Por exemplo: celulares são proibidos nas salas de aplicação, por exemplo. Eles devem ser desligados e colocados dentro do envelope porta-objetos, que será entregue na sala. O envelope será lacrado.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Podem ser usadas também para acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Na prática, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil. As notas das provas podem ser usadas para concorrer às vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), às bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Se o candidato faltou ao primeiro dia do Enem, ainda é possível fazer as provas deste domingo. Mas essa nota servirá apenas como autoavaliação e não poderá ser usada em processos seletivos para ingresso no ensino superior. Se a falta ocorrer no segundo dia, o candidato poderá se inscrever no Sisu, ProUni e Fies, mas terá uma nota mais baixa devido à realização de apenas um dia de prova.

O que acontece se eu faltar no segundo dia?

  • O Enem permite a justificativa da falta em algumas situações:
  • Assalto ou furto: o candidato precisa apresentar um boletim de ocorrência policial.
  • Acidente de trânsito: deve ser acompanhado de boletim de ocorrência policial.
  • Casamento: é necessário apresentar a certidão de casamento.
  • Morte na família: o candidato precisa fornecer a certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo.
  • Maternidade ou paternidade: é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de adoção legível.
  • Privação de liberdade: deve ser acompanhado de um mandado de prisão ou documento que comprove a privação de liberdade nos dias da prova.
  • Emergência médica: o candidato precisa fornecer um atestado médico ou odontológico legível.
  • Trabalho e deslocamento a trabalho: deve ser acompanhado de uma declaração de atividade profissional.
  • Intercâmbio acadêmico: é preciso apresentar o documento oficial da instituição de ensino.