Ensino bilíngue: confira os benefícios para o futuros dos seus filhos

Redação Bem Paraná com assessoria
70ec7d4a-1a64-4c94-ade6-455adfb22e73

Freepik

Neste dia das Crianças, um tema que está cada vez mais presente nas escolas e que é essencial para o futuro das novas gerações: a educação bilíngue. Helena Maria Hoeschl Gonçalves, assessora pedagógica de Eduall, destaca a importância deste formato de ensino para as crianças mostrando que é indispensável para o futuro dos pequenos. Segundo ela, essa abordagem oferece muito mais do aprendizado de uma nova língua, mas promove também um desenvolvimento completo e equilibrado, beneficiando crianças em múltiplas dimensões.  

A introdução do ensino bilíngue na infância traz benefícios muito importantes para o desenvolvimento cognitivo. “Crianças bilíngues tendem a apresentar maior flexibilidade mental, ampliando sua capacidade de aprender e de resolver problemas. Elas também desenvolvem um aumento da atenção seletiva e habilidades metalinguísticas mais avançadas, que contribuem para o aprimoramento das competências de leitura e escrita”, destaca Helena. 

Impacto no desempenho acadêmico 

Pesquisas indicam que crianças expostas ao ensino bilíngue desde cedo chegam ao Ensino Fundamental com um vocabulário mais rico e com uma capacidade maior de compreensão auditiva. Essa base sólida melhora o desempenho acadêmico das crianças, pois elas geralmente se sentem mais preparadas para enfrentar os desafios dos novos conteúdos. 

O ensino bilíngue, conforme destaca a especialista, também facilita a adaptação ao ritmo escolar, uma vez que crianças bilíngues desenvolvem habilidades cognitivas que as ajudam a assimilar informações de forma mais eficiente. 

Desenvolvimento social e cultural 

A educação bilíngue não estimula apenas o intelecto, mas também influencia no desenvolvimento emocional e social. Aprender duas línguas aumenta a sensibilidade cultural, a empatia e a comunicação. Crianças bilíngues tendem a ser mais abertas, tolerantes e inclusivas, pois desde cedo aprendem a valorizar e respeitar diferentes culturas e perspectivas. Além disso, ajuda a formar cidadãos com uma visão de mundo mais ampla e diversificada. 

Como os pais podem contribuir no ensino bilíngue 

Reforçar o ensino bilíngue em casa com o auxílio dos pais é essencial para o aprendizado das crianças. Neste sentido, Helena recomenda que a família crie um ambiente onde as duas línguas sejam utilizadas de forma natural, por meio de músicas, histórias e vídeos indicados pelos professores e pela escola. Essa ação pode promover momentos especiais de tradições culturais “fazendo por exemplo uma refeição de ¨thanksgiving¨ ou uma ¨burguer night¨, incentivando-os, brincando e planejando momentos em família com esta intenção”, exemplifica. 

Estratégias eficazes para o ensino bilíngue 

Para que o ensino bilíngue seja eficaz, é fundamental seguir um planejamento estruturado, que combine métodos imersivos e atividades lúdicas. A consistência na aplicação dessas estratégias fortalece o aprendizado. Além disso, os currículos escolares precisam ser adaptados para integrar o ensino bilíngue de forma competente, levando em consideração a formação de educadores especializados, o uso de ferramentas tecnológicas apropriadas e a constante avaliação do progresso de cada aluno. 

Oportunidades futuras e impacto profissional 

Segundo Helena, investir em uma educação bilíngue é fundamental, pois pode preparar as crianças para um futuro promissor. Ela reforça que, além de ampliar as redes de contato e proporcionar vantagens competitivas no mercado de trabalho global, essa metodologia pode abrir portas para carreiras internacionais.  

Sobre a Eduall – Solução bilíngue para escolas, a Eduall oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Numa parceria SOMOS Educação e Macmillan Education, atende a mais de setenta mil alunos em todos os estados brasileiros, unindo metodologias ativas, gamificação e alinhado à BNCC. Os programas contemplam todos os segmentos da Educação Básica – incluindo Ensino Médio -, contam com uma trilha de aprendizagem personalizada de acordo com as necessidades da escola e de seus estudantes. Além de materiais didáticos, oferece assistência pedagógica com mais de 35 anos de experiência, voltada a educadores de todo o país.