Escola incentiva práticas sustentáveis para alunos e familiares. Foto-Divulgação – 1
Escola incentiva práticas sustentáveis para alunos e familiares (Foto: Divulgação)

A ESG, termo que significa Environmental, Social and Governance e é traduzido na língua portuguesa por Ambiental, Social e Governança, surgiu há vinte anos com o objetivo de envolver as empresas e engajá-las para desempenhar boas práticas focadas na sustentabilidade, bem como o impacto social nas decisões e ações cotidianas.

Por este motivo, alfabetizar os alunos e suas famílias na preservação ambiental torna a escola um ponto de partida para a tomada de consciência sobre os impactos do ser humano no planeta.

Em Curitiba, por exemplo, uma escola mostra atitudes que motivam familiares e alunos nessa causa. A instituição criou um programa de desconto sustentável, que incentiva as famílias a apresentarem alguma ação que é feita em casa e que impacte positivamente no meio ambiente para obter desconto na mensalidade.

A diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, explica que a intenção é que os alunos possam levar a mensagem de sustentabilidade para casa e promover a proteção ao meio ambiente.

“A escola e a família são os dois pontos fundamentais e iniciais para que a sociedade possa mudar atitudes e preservar a natureza. São pequenas ações que podem mudar hábitos e garantir esse cuidado, que é tão necessária para que possamos reverter o quadro de mudanças climáticas e degradação ambiental”, afirma.

Tanto os alunos em processo de rematrícula quanto os novos estudantes da instituição podem participar. Para isso, basta que, antes do registro da matrícula, os estudantes comprovem a ação sustentável por meio de desenhos que precisam ser enviados para a instituição de ensino.

Atitudes que vêm de casa

Kelen Buzato, que é pedagoga da rede estadual de educação, tem seu filho Pedro matriculado na instituição e já participou do programa em outros anos. Porém ela explica que mesmo antes de o estudante ingressar na Pedro Apóstolo a família já tomava algumas atitudes de preservação do meio ambiente e destinação adequada de resíduos. Mas a ação da família não se resume às paredes do apartamento em que vivem. “A gente sempre tenta recolher corretamente o lixo e, como moramos em um prédio, pedimos ajuda dos vizinhos para isso. Em casa, sempre temos o costume de separar o material reciclável do orgânico, inclusive o vidro, que muitas pessoas não separam e fazemos assim também para que outras pessoas não se machuquem”, explica.

As ações sustentáveis acontecem inclusive para além dos limites do prédio onde Kelen e seu filho vivem. Quando o Pedro vai para a casa do pai dele, por exemplo, também cobra os familiares sobre o descarte adequado de resíduos. Até mesmo na rua, segundo a mãe, ele observa atitudes de cidadãos que degradam o meio ambiente. “A gente tem reclamado tanto dessas mudanças climáticas, um dia de calor e outro de frio, temperaturas extremas. Mas esquecemos que tudo isso é consequência das nossas atitudes”, comenta.

Outras ações e reconhecimento

A diretora da Pedro Apóstolo destaca que esse programa do desconto sustentável é apenas uma das atitudes que são realizadas pela instituição. Em 2023, por exemplo, a escola recebeu o Prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba. O reconhecimento foi dado a 27 pessoas e organizações da capital que tiveram atitudes em prol da natureza e a defesa dos interesses de preservação ambiental.

No ano de 2019, a escola também foi finalista nacional do desafio “Mares Limpos”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscou incentivar professores e alunos a eliminarem o consumo de plásticos descartáveis, ações que até hoje são levadas muito a sério dentro da escola. A Pedro Apóstolo foi uma das dez finalistas do projeto e representou Curitiba nesta etapa. “A preservação ambiental precisa estar no DNA de cada um, pois somos parte da natureza e precisamos cuidar do nosso entorno. Nada melhor do que iniciar na educação. São nossos estudantes que, daqui a alguns anos, estarão no mercado de trabalho e precisam levar essa consciência para o seu entorno”, diz a diretora.

Sobre a Escola Pedro Apóstolo

Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte e cinco anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 pelos pedagogos Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, professores capacitados, comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual. Mais tarde, sua filha Carolina Paschoal assumiu a direção geral da escola e já atua há 18 anos na instituição.

A formação integral do aluno é o propósito da escola e consiste no aprimoramento do desenvolvimento intelectual aliado ao emocional. Com ambientes projetados para que os alunos se sintam pertencentes do seu espaço, há uma constante busca por novas tecnologias, formação continuada e metodologia de ensino.