Explosão em Palotina
Explosão provoca tragédia (Reprodução/Redes sociais)

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania emitiu nota de pesar sobre as oito mortes de trabalhadores na explosão de silo na Cooperativa C.Vale, em Palotina, na Região Oeste do Paraná, na quarta (26). “Para nós da Secretaria, que é responsável pela Política Estadual de Migrantes, Refugiados e Apátridas, esse momento de tristeza é ainda maior pois pelo menos sete desses trabalhadores vieram do Haiti e escolheram o Paraná como o seu novo lar para suas famílias”, diz a nota da secretaria.

Por meio do Centro Estadual de Informações para Migrantes, Refugiados e Apátridas (Ceim-PR), oferecemos todo apoio necessário aos familiares nesse momento de luto, e seguiremos trabalhando para que o Paraná continue sendo um Estado acolhedor.

Dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), sindicato que presta serviços à cooperativa. Em nota, o sindicato se solidarizou com as famílias da vítimas.

Os sete haitianos serão velados juntos no Ginásio de Esporte Romeu Hendges (Umesp), no Centro de Palotina. Ainda não há horário confirmado.

Veja os nomes das vítimas

Michelet Louis – 41 anos (haitiano)
Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
Jean Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
Wicken Celestin – 55 anos (haitiano)
Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasileiro)

Investigação

A polícia já investiga as causas da explosão. A previsão é que na sexta (28) testemunhas comecem a ser ouvidas pela polícia. Peritos da Polícia Científica também estão na área do incidente desde a noite da ocorrência para auxiliar a esclarecer os fatos.

Luto oficial

O Governo do Paraná lamentou profundamente o grave incidente em Palotina, no Oeste do Estado. Logo após a ocorrência foi enviado para o local todo apoio necessário para a operação de busca por sobreviventes e auxílio médico para os feridos.  Foi decretado luto oficial de três dias.