Lua ficará 'congelada' no céu durante este final de semana. Entenda o Lunistício
Lua ficará ‘congelada’ no céu durante este final de semana. Na foto fenômeno Lua Rosa, registrado em abril em Curitiba, pelo fotografo do Bem Paraná, Franklin de Freitas

A noite de Lua cheia deste domingo, 21 de julho, a primeira a abrilhantar o céu em julho deste ano, tem chamado a atenção da população. Nas redes sociais, internautas destacam a beleza do satélite natural e os tons alaranjados observados em alguns momentos em diferentes regiões do País.

“Linda demais em um tom laranja“, escreveu um usuário do X (antigo Twitter). “O quanto a Lua está maravilhosa não está escrito!”, publicou outra pessoa.

Alguns usuários chegaram inclusive comparar as características do satélite natural neste domingo com o fenômeno popularmente conhecido como “Lua de sangue“, quando o satélite adquire tons avermelhados em noites de eclipse. Um eclipse da Lua ocorre quando o satélite natural se alinha perfeitamente com o Sol e a Terra.

Leia mais no Bem Paraná:

 

A tonalidade avermelhada ocorre porque, no caso de ocorrências eclipse lunar, todo o corpo visível da Lua é obscurecido pela sombra da Terra, e nesse momento o satélite adquire uma coloração diferente do que a usual.

Depois deste domingo, a próxima Lua cheia está prevista para o dia 19 de agosto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.