O goleiro Mycael pela seleção brasileira
O goleiro Mycael pela seleção brasileira (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

O goleiro Mycael, 20 anos, fez sua estreia como profissional na última quarta-feira (dia 3). Ele entrou aos 30 minutos do segundo tempo, após a expulsão do goleiro Léo Linck, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, na Ligga Arena, pelo Campeonato Brasileiro.

Mycael nasceu em Porto Velho (RO) e está no Athletico desde 2018, quando entrou para o time Sub-15. Ele vem sendo convocado para a seleção brasileira desde então, em todas as categorias, do Sub-15 ao Sub-23.

Seleção brasileira

No início de 2023, Mycael foi titular da seleção brasileira (atuou em sete dos nove jogos da campanha) na conquista do Sul-Americano Sub-20. No mesmo ano, foi convocado para a Copa do Mundo Sub-20. No fim de 2023, foi protagonista na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Além de defender uma cobrança do Chile, ainda converteu o último pênalti brasileiro.

Antes mesmo de sua estreia na equipe principal do Athletico, também foi convocado para a seleção brasileira principal, para um amistoso contra o Marrocos, no início de 2023.

52645917488_5234cdd109_c
O goleiro Mycael pela seleção brasileira (Crédito: Divulgação/CBF/Rafael Ribeiro)

Expulsão

O goleiro Mycael foi expulso antes de estrear como profissional. Em 16 de junho, no empate com o Flamengo, pelo Brasileirão, na Ligga Arena, ele recebeu cartão vermelho quando estava no banco de reservas. O árbitro Anderson Daronco relatou na súmula o ocorrido: “o jogador proferiu o seguinte xingamento no túnel de acesso aos vestiários: ‘Daronco, seu ladrão filho da p…’.”

Julgamento

Por essa confusão contra o Flamengo, Mycael será julgado pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira (dia 7) e corre risco de suspensão.

No próximo domingo, ele está liberado para ser o titular contra o Atlético-GO, em Goiânia, já que Léo Linck terá que cumprir suspensão automática pelo cartão vermelho contra o São Paulo. E o titular Bento está com a seleção brasileira na Copa América.

Mycael pode ser suspenso

A procuradoria do STJD denunciou Mycael nos artigos 243-F § 1º, 257 §1º e 184 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

O artigo 243-F se refere a ‘ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto’. As punições são multa de R$ 100 a R$ 100 mil e suspensão de quatro a seis jogos quando praticadas por atleta contra integrante da equipe de arbitragem.

O parágrafo primeiro do artigo 257 trata de ‘participar de rixa, conflito ou tumulto’, estabelecendo suspenso de seis a dez jogos quando praticada por atleta de futebol.

O artigo 184 tem a seguinte redação: “Quando o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica duas ou mais infrações, aplicam-se cumulativamente as penas”.

Caso seja suspenso na segunda-feira, Mycael pode recorrer a uma instância acima (o Pleno do STJD).

Além de Mycael, o técnico Cuca, o auxiliar Cuquinha, o gestor Paulo Miranda e o diretor de futebol André Mazzuco serão julgados pelas confusões contra o Flamengo. Clique aqui para lembrar o caso.

Elenco

Além de Bento, Léo Linck e Mycael, o elenco do Athletico conta com o goleiro Gabriel Pereira, 22 anos, que ainda não estreou como profissional.