Horas antes de debate, ‘torcidas’ de Cristina e Pimentel dividem rua no Pilarzinho

Franklin de Freitas e Rodolfo Luis Kowalski
Capa

Próximo da sede da Bandeirantes, em Curitiba, rua fica dividida: de um lado da rua, apoiadores de Cristina Graeml; do outro, aqueles que apoiam Eduardo Pimentel (Foto: Franklin de Freitas)

Acontece na noite desta segunda-feira (14 de outubro) o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Curitiba que estão no segundo turno da eleição. E horas antes do evento, que começará a ser transmitido às 22h30 pela Band Paraná, uma rua nas proximidades da emissora (que fica no bairro Pilarzinho) já está repleta de apoiadores tanto de Cristina Graeml (PMB) como de Eduardo Pimentel (PSD).

As duas “torcidas” estão posicionadas na Rua Santa Cecília, que acabou dividida: de um lado da via estão aqueles que apoiam Graeml; do outro, os apoiadores de Pimentel. E ambos com muitas bandeiras, animação e cantoria, como se pode ver nos vídeos e fotos abaixo.

Do lado de dentro da emissora, clima de festa

Se do lado de fora da emissora que realiza o debate na noite de hoje o clima é de disputa entre torcidas, do lado de dentro a atmosfera já é mais festiva.

Isso porque a Band Paraná preparou um espaço especial para os convidados e a imprensa acompanharem o debate. Além dum telão, também há comidas, bebidas e até banheiros “super luxo”.

Cada candidato pôde convidar 200 pessoas, que terão a oportunidade de desfrutar de todos os quitutes oferecidos enquanto assistem ao debate. Além disso, foi instalada uma tenda com telão para os convidados de cada candidato.

Como funcionará o debate

O debate na Band Paraná seguirá o padrão nacional, com banco de tempo para cada candidato. No primeiro bloco do programa, os políticos terão 12 minutos para debater livremente, sendo que o candidato que iniciará a discussão será sorteado, com o tempo sendo pausado automaticamente assim que ele interromper sua fala.

O segundo bloco já será destinado a perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. A pergunta deverá ser feita em 30 segundos, com um minuto e meio para cada resposta e mais um minuto para a réplica e outro minuto para a trélica.

E finalmente, no terceiro bloco, o formato será o mesmo do bloco inaugural, com 24 minutos de debate, divididos igualmente entre os dois candidatos.