(Jonathan Campos/AEN)

A cesta de consumo do turismo na Grande Curitiba apresentou inflação de 0,62% no mês de setembro, superando a média nacional de 0,19%, de acordo com o indicador Inflação da Cesta do Turismo, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Em comparação, o IPCA geral na capital paranaense ficou em 0,77%, o que demonstra que os serviços e produtos relacionados ao turismo tiveram elevação de preços ligeiramente menor.

A Cesta do Turismo, indicador lançado neste ano pela Fecomércio PR, é baseada nas informações da inflação oficial do Brasil, e foi criada para monitorar variações de preço nas principais atividades turísticas.

Entre os itens que mais impactaram os preços do turismo na capital no mês de setembro, a passagem aérea registrou o maior aumento, com alta de 4,95%, seguida por sorvetes (2,40%) e pacotes turísticos (1,27%). Por outro lado, as maiores quedas de preços foram observadas nos subitens ônibus interestadual (-1,78%) e cinema, teatro e concertos (-4,92%).

No acumulado de janeiro a setembro, o setor de turismo no Brasil apresentou deflação de 1,16%, refletindo um cenário de queda nos preços do setor. Curitiba e Região Metropolitana acompanharam essa tendência, com uma deflação de 1,17%, indicando um comportamento similar ao observado no cenário nacional.

Nos últimos 12 meses, de outubro de 2023 a setembro de 2024, a inflação no setor turístico foi de 4,01% em nível nacional e de 3,90% em Curitiba e Região Metropolitana.

De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a inflação da cesta do turismo dos últimos 12 meses indica uma desaceleração quando comparado ao ano anterior. “Em linhas gerais, neste ano de 2024, passagem aérea está caindo cerca de 31,46% e os pacotes turísticos mostram redução de 11,10%. Ambos esses itens, estão ajudando o arrefecimento da inflação do turismo”, avalia.