Imagens de ondas do mar congeladas em praia da costa da Argentina viralizam na rede
Imagens de ondas do mar congeladas em praia da costa da Argentina viralizam na rede. (Reprodução Twitter)

Imagens de ondas do mar congeladas em praia da costa da Argentina viralizaram nas redes sociais nesta última semana. O episódio aconteceu na região de San Sebastián, na Patagônia Argentina, que pertence ao arquipélago conhecido como Terra do Fogo.

O fenômeno do gelo marinho é comum em regiões de alta latitude, onde estão localizados o Ártico e a Antártica. As ondas do mar congelado são essenciais para a manutenção da biodiversidade dos oceanos, segundo explicação de climatologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFEGS), Francisco Aquino.

Sal impede que ondas do mar congeladas fiquem cristalinas

A superfície não fica cristalina porque o sal presente na água do mar impede o arranjo da estrutura. Porém, de acordo como climatologista, quando todas as condições meteorológicas são favoráveis, ocorre a expulsão gradual do sal, possibilitando a formação congelada das ondas.

A espessura da camada de gelo na região da Patagônia Argentina onde o vídeo foi gravado tem, em média, de 15 a 20 centímetros. Apesar de delicada, essa essas ondas dura alguns dias ou semanas.

Nas regiões mais próximas aos polos, no entanto, esta camada de gelo marinho é mais espessa e pode durar anos. O que significa que pesquisadores e animais caminham sobre o mar, literalmente, para chegar ao oceano aberto ou ao centro dos continentes.

Leia mais no Bem Paraná: