Divulgação/Formula 1

Morreu neste sábado (22), Dietrich Mateschitz, aos 78 anos após longa luta com uma doença terminal não revelada. O empresário ficou conhecido ao ajudar a fundar a empresa de energético que se tornou uma das mais famosas do mundo: a Red Bull.

Mateschitz foi um dos empresários mais conhecidos no mundo nas últimas décadas. Um dos fundadores da Red Bull e proprietário de 49% da marca de energéticos, o austríaco tinha uma fortuna estimada em US$ 25,4 bilhões – cerca de R$ 137 bi – em medição feita no final de 2021.

Com laços familiares na antiga Iugoslávia, na Eslovênia e na Croácia, teve pais professores escolares. Formado pela Universidade de Viena em Economia e Negócios, trabalhou na Unilever antes de partir para a companhia alemã de cosméticos Blendax. Em 1984, fundou a Red Bull ao lado de Chaleo Yoovidhya.

Por uma influência de Dietrich, a Red Bull entrou no mundo da velocidade. Foi o fundador da RBR na F1. Além dos esportes a motor – como Nascar, DTM e WRC -, a Red Bull também investiu pesado em outras modalidades, como o surfe, o skate e, claro, o futebol, com a criação do Red Bull Bragantino, NY Red Bulls, Red Bull Salzburg e RB Leipzig, time que fez mais sucesso da marca, já tendo avançado à fase semifinal da Champions League na temporada 2019/20.