Na véspera do Inverno, confira o que fazer em Curitiba na estação mais fria do ano
Na véspera do Inverno, confira o que fazer em Curitiba na estação mais fria do ano. Na foto, a geada deixa a grama do Parque Barigui branca.

O inverno começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, 20 de junho. Apesar das previsões serem de um inverno mais quente que o de anos anteriores, não faltarão opções para quiser aproveitar a estação na Capital do Paraná. Confira o que fazer em Curitiba, já conhecida por suas baixas temperaturas, alia paisagens deslumbrantes e vários eventos gastronômico de inverno.

Em Curitiba o frio também é diversão e beleza. Por isso, confira o que fazer para aproveitar o inverno curitibano.


Na natureza no inverno de Curitiba

Com os dias ensolarados e o clima frio, Curitiba oferece diversos espaços arborizados, charmosos e instagramáveis. Parques e bosques para todos os estilos e momentos estão à disposição, sejam para atividades físicas, bucólicas ou românticas.

Entre as opções destacam-se o Barigui, o Tingui, o Bosque de Papa, o Jardim Botânico e o Tingüi. Durante o inverno, os parques e bosques ficam ainda mais atraentes com suas flores, lagos, cascatas, mirantes e pontos de contemplação. Os visitantes podem aproveitar o sol para passear ou simplesmente relaxar no gramado, admirando as belezas naturais.

Feiras tradicionais em Curitiba

Até 13 de julho, curitibanos e turistas podem conferir a Feira Especial de Inverno, realizada na Praça Osório e na Praça Santos Andrade. A feira conta com 61 barracas na Osório, abertas de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos, das 14h às 20h. Na Santos Andrade, são seis barracas disponíveis de segunda a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 12h às 18h30.

Essas feiras são perfeitas para adquirir acessórios de inverno, como cachecóis, luvas, toucas, pantufas e pijamas. Além disso, oferecem várias opções culinárias típicas da estação, como pinhão, quentão, bolachas e chocolates artesanais.

Museus e exposições

Para os dias de frio mais intenso, a maioria dos locais oferece atrações em ambientes fechados. O Museu Oscar Niemeyer, o MON, como é mais conhecido é um dos destaques, com sua impressionante arquitetura e exposições variadas de arte moderna e contemporânea. Outro local imperdível é o Museu Paranaense, que proporciona uma viagem pela história e cultura do estado do Paraná. 

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) também merece uma visita, com suas coleções de arte contemporânea brasileira. Por fim, o Museu Egípcio e Rosacruz de Curitiba oferece exposições sobre o Antigo Egito e esoterismo. Esses museus são perfeitos para aproveitar os dias mais frios da estação, explorando a riqueza cultural da cidade.

Gastronomia de Inverno

Curitiba também se destaca pela gastronomia. Nos dias mais frios, os restaurantes e cafés da cidade tornam-se ainda mais convidativos, com pratos e bebidas quentes que aquecem o corpo e a alma. Não deixe de experimentar as delícias locais, como polenta, massas e sopas, que ganham um sabor especial no inverno. 

Até dia 7 de julho, o Mercado Municipal oferece o Festival Sabores do Pinhão. O evento promove a cadeia produtiva do pinhão, destacando sua importância econômica, social e ambiental para a região. Durante o festival, os visitantes terão a oportunidade de conhecer desde o processo de cultivo até a degustação de pratos elaborados com a semente, símbolo da cultura curitibana.

Inverno Curitiba 2024

Com mais de 90 atrações ao longo de quatro meses, o Inverno Curitiba 2024 vem movimentando a cidade. Até o dia 22 de setembro, a capital paranaense oferece uma programação diversificada que inclui eventos gastronômicos, culturais e esportivos. Reconhecida por sua arquitetura planejada e sustentabilidade, Curitiba é um destino ainda mais atraente durante o inverno.

A programação do Inverno Curitiba 2024 conta com eventos como a 2ª edição do Festival da Palavra, que vai até 22 de junho, e a Oficina de Música de Curitiba – Edição de Inverno, que ocorre de 21 a 29 de junho.