Obras de melhorias no Aeroporto do Bacacheri são entregues pela concessionária CCR

Redação Bem Paraná com assessoria
Aeroporto Bacacheri

Cerimônia de entrega de obra de melhoria do Aeroporto Bacacheri. (Valquir Aureliano)

A CCR, concessionária responsável por quase 90% da malha aérea do Paraná, finalizou as obras de melhoria no Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba. O anúncio foi feito na sede do aeródromo, com a presença de representantes da empresa e autoridades em solenidade realizada nesta manhã de terça-feira, 2 de julho.

Com o final da obra, o Bacacheri agora tem uma nova área de testes de motores, taxiway (pista de rolamento) paralela, adequação de taxiway (pista de rolamento) já existente e implantação de uma nova via de serviço. As obras estavam previstas no contrato de concessão assinado entre a CCR Aeroportos e o Governo Federal.

com prazo de entrega para o fim de novembro de 2024, mas a concessionária realizou a entrega cinco meses antes. Entre os aeroportos focados em aviação geral e sem voos comerciais, o Bacacheri é o quarto mais movimentado do Brasil, com cerca de 30 mil pousos e decolagens registrados no ano de 2023, de acordo com dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

As intervenções feitas visam garantir mais segurança e melhorar a eficiência das operações. Para isso, foram investidos cerca de R$ 30 milhões. “Desde o ano passado, estamos realizando, de forma simultânea, obras em 16 aeroportos que administramos no Brasil, e é uma imensa satisfação dar início a este ciclo de conclusão dos trabalhos aqui no Aeroporto de Bacacheri, localizado na capital do Paraná, onde estamos aportando R$ 800 milhões na modernização dos quatro aeroportos que administramos”, disse o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, durante a solenidade de entrega.

Além do Bacacheri, a empresa administra, no Paraná, o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o maior do Estado; o Aeroporto de Londrina; e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.