Um grave acidente envolvendo um ônibus bi-articulado da linha Santa Cândida-Capão Raso, deixou uma pessoa gravemente ferida na tarde de ontem, no Santa Cândida. A ocorrência não é isolada. Na média de 2010 a 2013, Curitiba tem 586 acidentes que provocam vítimas envolvendo ônibus ou micro-ônibus, ou três casos a cada dois dias. Só no ano passado, foram 580 ocorrências nas ruas da Capital, a principal responsável pelas estatísticas no Estado.
Segundo o anuário do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), no ano passado foram registradas 1.826 acidentes com ônibus e micro-ônibus em todo o Estado. Deste total, 803 aconteceram em outros 398 municípios, 150 em rodovias estaduais e 293 em rodovias federais. Logo, Curitiba com seus 580 casos concentra mais de um quarto de todos os acidentes com vítimas, segundo esse tipo.

Essa média é praticamente igual comparando os números desde 2010. Naquele ano a Capital teve 582 casos de acidentes graves com ônibus. No ano seguinte a quantidade subiu para 610 e em 2012 foi de 575. Curitiba tem a maior frota do Estado, com mais de 1,3 milhão de veículos, sendo pouco mais de 10 mil de ônibus ou micro-ônibus.
No ano passado, Curitiba registrou no total 7.120 acidentes de trânsito com vítimas, cerca de 3% a mais que em 2012, quando foram 6.907 casos. Isso significa que os acidentes que deixam vítimas são mais comuns percentualmente quando há os veículos de transporte de passageiros envolvidos.

Pelo ponto de vista percentual, os acidentes com ônibus representam apenas 8,1% do total de 2013. Porém, a frota de ônibus e micro-ônibus de Curitiba representa menos de 1% do total, de mais de 1,350 milhão.
Acidente — O acidente no Santa Cândida aconteceu pouco antes do meio da tarde. Segundo a polícia, o carro teria feito uma conversão irregular na Avenida Paraná — a avenida do expresso —  na altura da Rua Guilherme Ilhenfeldt, a uma quadra da Rua da Cidadania do Boa Vista, quando foi atingido pelo bi-articulado.

O motorista, um senhor de cerca de 80 anos, ficou ferido e foi atendido pelo Siate. Um passageiro do ônibus também se feriu e recebeu atendimento.