IDEAL SOMBRINHAS GUARDA CHUVA
Loja Sombrinha Ideal, na Galeria General Osório, em Curitiba: tempo é uma gangorra (Foto: Franklin de Freitas)

Após um inverno com muito calor e estiagem em Curitiba, os dias de chuva estão voltando. De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em pelo menos quatro dias da próxima semana (domingo, segunda, quarta e quinta-feira) a Capital deve registrar precipitações. E para alguns segmentos do comércio, o tempo instável é também sinônimo de mais lucro. E esse é o caso, principalmente, das lojas de guarda-chuvas, cujo movimento aumenta significativamente quando o sol resolve se esconder e a água começa a cair.

Leia mais no Bem Paraná:

Localizada há 44 anos no Centro de Curitiba, na Galeria General Osório (em frente à Praça Osório), a Sombrinha Ideal é um exemplo disso. Especializada na venda e conserto de sombrinhas, guarda-chuvas e guarda-sóis, a empresa encarou dois meses de movimento fraco por conta do tempo seco, conta Márcia Regina Wolff Stanczyk, proprietária da loja.

“No mês passado [agosto] e neste agora [setembro] o tempo está bastante seco e o nosso ramo depende diretamente da chuva. Então, logicamente, os consertos diminuíram e as vendas, também. Mas através dos anos sempre teve isso, é uma gangorra. Tem horas que chove muito, tem horas que chove quase nada. É assim mesmo. E quando chove, daí as pessoas lembram da gente e vêm comprar ou consertar”, diz a empresária.

A Sombrinha Ideal, conta ainda ela, foi fundada em 1980 pelos seus pais, Rodolfo e Martha Wolff, ele falecido em 2004 e ela, em 2018. A loja, por sua vez, funcionou sempre no mesmo lugar, mas ocupou até o começo dos anos 2000 um espaço menor, com quase metade do tamanho que tem hoje. “Como filhos, a gente sempre ficava aqui junto com meus pais, ajudando eles desde o início dos anos 1980. Eu ia para a aula e depois voltava aqui, sempre vinha ajudar. E fiquei vindo sempre, tanto que estamos aqui até hoje. Eu fico aqui na loja e meus irmãos ficam na retaguarda. Também temos o consertador e a costureira que trabalham comigo na loja daí”, explica Márcia.

Arrumar uma sombrinha pode custar metade do preço de comprar uma nova

Além da venda de sombrinhas e guarda-chuvas, a Sombrinha Ideal também trabalha com o conserto desses produtos. Uma opção que pode ser muito vantajosa para o consumidor, que ao arrumar o equipamento pode economizar entre 40 e 50% do que gastaria comprando uma sombrinha ou guarda-chuva novo.

“E sai daqui com um equipamento bom, em condição de uso. Fica bem arrumadinha, bem certinha, tem garantia…”, propagandeia Márcia, explicando ainda que o ideal sempre é levar o produto para ser analisado pessoalmente, na loja. “Preciso ver o modelo para ver se compensa, por exemplo. Porque tem casos em que a sombrinha é muito simples e daí nem compensa arrumar. Em outros casos a sombrinha é boa, quebrou alguma coisa ali que dá pra arrumar e compensa totalmente. Então, só vendo mesmo, olhando pessoalmente, que eu analiso e dou uma dica”, afirma.

Em outras situações, mesmo não compensando economicamente, o conserto acaba sendo o único caminho possível. “Tem casos que não compensa [financeiramente], mas a pessoa quer arrumar porque ganhou da mãe, ganhou da avó, ou até porque emprestou de alguém e quebrou na mão da pessoa. E na hora de devolver, tem que devolver arrumada. Ah, isso acontece muito… Mas às vezes está tão quebrada que nem compensa arrumar, daí a pessoa compra uma nova para devolver. É desse jeito”, relata a empresária.

Geralmente, o conserto é feito de uma semana para outra e custa a partir de R$ 10. Quando há alguma urgência, no entanto, a Sombrinha Ideal dá o seu jeito e agiliza o serviço, não raro entregando o produto ao cliente no mesmo dia ou então já no dia seguinte.

“Eu sempre falo pro pessoal comprar sombrinhas a partir de um X valor, que são as melhores. Hoje em dia, por exemplo, eu posso dizer que a partir de R$ 60 já é um produto melhor. Abaixo disso já fica um pouquinho duvidoso. E daí eu dou sempre uma dica de como abrir e fechar, como que se deve manusear. Pra todo mundo eu dou essa dica e acaba durando bem daí. É uma dica que varia conforme o modelo do guarda-chuva, é só mostrando pessoalmente mesmo”
Márcia Regina Stanczyk, proprietária da Sombrinha Ideal

A loja funciona na loja 7 da Galeria General Osório, localizada em frente à Praça Osório, número 333. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.