6f1
Trabalho temporário tem boa perspectiva em 2024 (Valter Campanato/ABr)

Com a proximidade do fim de ano, a tendência é de aumento nas contratações temporárias no Paraná e no País, especialmente no setor terciário. Mas no Paraná devem ser abertas mais vagas em comparação a 2023.

Sondagem realizada pela Fecomércio PR e Sebrae/PR sinaliza que 20,3% das empresas paranaenses pretendem contratar trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal de Natal e festividades de encerramento do ano.

Esse porcentual é superior ao registrado no ano passado, quando 15% das empresas planejavam contratar temporários, e está no melhor patamar desde 2021.

O setor de turismo lidera as intenções de contratação, com 32,6% das empresas prevendo a abertura de vagas temporárias. No comércio, o índice chega a 22,9%, enquanto entre as prestadoras de serviços, o percentual é de 13,7%.

“As perspectivas para as contratações de trabalhadores temporários neste final de ano são bastante positivas. Nossa sondagem mostra que 20,3% das empresas paranaenses planejam contratar mão de obra temporária, um crescimento em relação ao ano passado. Isso indica um aquecimento do mercado de trabalho, impulsionado principalmente pelo comércio e pelo turismo, que lideram as intenções de contratação. Esse cenário reflete a confiança do empresariado em atender à demanda sazonal e pode ser um bom indicativo para o fechamento do ano com resultados ainda mais promissores no setor de empregos”, diz o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.

Além disso, o setor formal de trabalho também está em alta no Paraná. O Estado é um dos que mais gerou empregos com carteira assinada ao longo do ano no País.