azul
Imagem de aeronave da Azul (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O atraso de voos da Azul, ocorridos nesta manhã de sexta-feira, 19 de julho, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, podem estar relacionado ao apagão cibernético global.

Segundo nota da CCR, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Curitiba, até as 9 horas, havia dois voos em atraso.

As companhias aéreas Gol e Latam informaram que não registraram problemas nos sistemas de check-in.

Leia mais no Bem Paraná:

“O Aeroporto Internacional Afonso Pena teve registro de dois atrasos em sua operação (…) .O voo 4993, procedência GIG, (HOTRAN 06h45) pousou atrasado já (08h14), ou seja, atraso na origem. O 2689, procedência FLN, (HOTRAN 06h55) pousou atrasado também (07h20), ou seja, atraso na origem.”, informou a CCR em nota.

“O aeroporto não pode afirmar se estes atrasos/cancelamentos têm a ver com o apagão global, mas assessorias das cias aéreas, poderão dar um posicionamento mais assertivo sobre o tema”.

Ministério dos Portos e Aeroportos

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), por meio de nota, informou que “o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo não afetou o controle de tráfego aéreo do Brasil, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil.”

Leia mais no Bem Paraná:

Apagão cibernético afeta operações da Azul

Procurada a Azul, por meio da assessoria informou que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.

Em nota, informa que a recomendação ” é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes.”

Mais cedo, a companhia soltou uma nota em que confirmava problemas em seus sistemas por conta do apagão cibernético global. Conforme comunicado, o apagão afetou os sistemas de check-in e check-in digital.

voe-azul

Os usuários que entrarem no site da companhia Aérea Azul também encontram o seguinte comunicado: “Instabilidade global nos sistemas. Chegue cedo ao aeroporto.”