Após dia com filas e clima tranquilo em Curitiba, eleição para o Conselho Tutelar termina. Saiba quando sai o resultado e os próximos passos

Redação Bem Paraná

Fila em seção no bairro Boa Vista, em Curitiba, às 17 horas: movimento até a última hora para registrar o voto na eleição do Conselho Tutelar (Foto: Josianne Ritz)

As eleições para os Conselhos Tutelares de todo o País levam os brasileiros de novo às urnas neste domingo, 1º. O pleito vai eleger cerca de 30,5 mil pessoas para atuarem na defesa dos direitos de crianças e adolescentes durante os próximos quatro anos.

A partir das 17h deste domingo, quando as urnas foram fechadas, a apuração foi iniciada. A totalização dos votos deve ser divulgada ainda neste domingo a partir de 20h, mas os resultados oficiais só serão divulgados na terça-feira, 3, por meio do Diário Oficial de cada Estado.

Para ter acesso, os eleitores poderão consultar as prefeituras ou conselhos municipais dos direitos da Criança e do Adolescente. Os conselheiros eleitos tomarão posse no cargo m 10 de janeiro do ano que vem.

A eleição deste ano foi marcada por forte mobilização da sociedade civil. Na última semana, políticos e artistas publicaram em suas redes chamados para a votação deste domingo.

A disputa também virou palco da polarização entre progressistas e conservadores, levando a denúncias de abuso de poder religioso por parte de igrejas e entidades que estariam direcionando voto dos fiéis.

Essa foi a primeira vez que as eleições foram realizadas por meio de urna eletrônica em todo território nacional. A medida foi possível após aprovação de uma resolução pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de auxílio no pleito. A resolução atendeu a um pedido feito pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Em Curitiba, eleitores tiveram de encarar fila, mas clima foi de tranquilidade durante votação

Em Curitiba, a votação para o Conselho Tutelar ocorreu simultaneamente em dez locais, um em cada regional da cidade. Durante o dia e até a última hora do pleito, como se pode conferir na imagem acima, houve grande procura dos eleitores e até mesmo fila, mas o clima seguiu tranquilo todo o tempo.

Um total de 156 candidatos foram habilitados para o pleito na Capital, mas 154 participam da disputa.