Gabriel Bukalowski

A Parada da Diversidade LGBTI de Curitiba completa neste ano 21 edições de muita luta e história. A data do aguardado evento foi definida: 15 de novembro. O tema será ‘Nosso maior orgulho é ser quem somos. Por um Paraná de todes, Márcio Marins Presente!’. A última Parada aconteceu em 2019 e por causa da pandemia foram dois anos sem o evento.

“Vamos às ruas no dia 15 de Novembro mostrar que a diversidade faz parte da sociedade paranaense e curitibana, mostrar que reconhecemos a luta de ativistas, artistas e aliados que hoje já faleceram, mas que ainda nos inspiram e nos conduzem a luta pela defesa e promoção da cidadania LGBTI+ e que toda forma de amor e expressão é linda e deve ser respeitada, e não violentada e morta. Vamos colorir as ruas da nossa cidade e mostrar que temos orgulho de sermos quem somos, LGBTI+s!”, diz texto de divulgação do evento das redes sociais. “Precisamos acabar com a violência e o ódio que pessoas LGBTIs sofrem diariamente em casa, na rua, na escola, no trabalho ou qualquer lugar em que esteja!”

Homenageado
Márcio Marins, uma referência do movimento LGBTI+ em Curitiba, morreu em abril de 2020. Natural da cidade do Rio de Janeiro, tinha um histórico de 30 anos de militância no Grupo Atobá naquela cidade. Desde 2005, residia em Curitiba e integrava a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), estando sempre à frente da organização da Parada na cidade.Foi fundador do Dom da Terra AfroLGBTI e integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana.
Márcio também atuava na Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Exercia um papel muito atuante no Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná. Também atuou como carnavalesco premiado em Curitiba. O SISMMAC expressa sua solidariedade a todos os amigos e companheiros de luta.

Serviço
Data: 15 de Novembro de 2022
Local: Praça 19 de Dezembro (também conhecida como Praça da Mulher Nua)
Trajeto: Início na Praça da Mulher Nua, seguindo pela Av. Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete.
Horário: A partir das 12h até às 19h