Após nove meses de obra, fica pronta a contenção na BR-376, em Guaratuba

Redação Bem Paraná
WhatsApp Image 2024-09-24 at 13.10.09

Foto: Divulgação

Com objetivo de trazer mais segurança e conforto aos usuários que trafegam diariamente pela BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, a Arteris Litoral Sul concluiu no último dia 20, a obra de contenção de encosta localizada no km 668+880, no sentido sul, em Guaratuba/PR. Foram nove meses de obras.


Como foi a obra

A obra, que envolveu intervenções dentro e fora da faixa de domínio da concessionária, contemplou soluções de estabilização do talude com método de solo grampeado, associado a concreto projetado.
Entre as etapas foram realizados serviços ambientais de proteção de fauna, limpeza e escavação do solo, perfuração dos chumbadores (grampos metálicos ancorados no talude), implantação de telas de alta resistência, e aplicação de concreto projetado. Ao todo foram 21.400 metros de chumbadores, 6.500 m² de concreto projetado e 15.000³ de escavação.


A obra foi executada em três partes: Talude superior, talude intermediário e talude inferior, cada etapa seguindo com os avanços distintos.

Desde março, dois turnos de obra


Importante destacar que desde março, as obras ocorreram em dois turnos de trabalho (diurno e noturno), trazendo celeridade às obras. Os serviços conclusivos envolveram execução do paisagismo com plantio de grama, drenagens superficiais (sarjetas e escadas hidráulicas), além da recuperação do pavimento.
No pico de obra atuaram 65 colaboradores diretos e 27 equipamentos pesados, dentre eles: escavadeiras, basculantes, perfuratrizes, geradores, bombas e compressores.


A concessionária segue com obras de contenção e drenagem em outros locais da Serra, pontos de sinistros que também foram afetados pelas chuvas atípicas.

Prevenção de novos deslizamentos


A concessionária atua fortemente nas monitorações de todos os taludes e encostas pertencentes à faixa de domínio. A avaliação constitui na verificação de sua integridade, se há sinais de rupturas, cicatrizes, obstruções e avalia também as condições das drenagens existentes, dispositivos estes que ocupam papel fundamental no direcionamento da água.


Os desastres naturais recentes, determinaram novos parâmetros para monitoramento de rodovias, diante disso a concessionária continuará com estudos e ações para mitigar os efeitos e aumentar a resiliência e segurança do sistema rodoviário