Arquidiocese de Curitiba ganha três novos diáconos

Ordenação acontece neste domingo (28), às 15h, durante missa no Santuário Santa Rita de Cássia, no Hauer, celebrada por Dom José Antonio Peruzzo

Assessoria de imprensa
26diaconos

Os novos clérigos da Arquidiocese de Curitiba Áureo de Oliveira Dias, Josemar Czornei e Luiz Paulo de França serão ordenados neste domingo (28), em missa celebrada por Dom José Antonio Peruzzo. Foto: Pastoral da Comunicação-Santuário Santa Rita de Cássia

A Arquidiocese de Curitiba terá três novos diáconos permanentes. A ordenação será neste domingo (28/07), às 15h, no Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer] com missa solene celebrada pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo. O evento será transmitido ao vivo pelo https://www.youtube.com/@tvdasrosas (YouTube do Santuário) e pelo https://www.youtube.com/@arquidiocesecwb (YouTube da Arquidiocese).

Os novos clérigos são Áureo de Oliveira Dias, Josemar Czornei e Luiz Paulo de França. O tríduo preparatório para a ordenação começou no dia 25 com missa na Paróquia Profeta Elias. Nesta sexta-feira (26) o ato litúrgico foi às 19h, no Santuário Santa Rita de Cássia. Neste sábado (27) a cerimônia eucarística acontece às 19h, na Paróquia São José Trabalhador [Rua Major Heitor Guimarães, 1526, Campina do Siqueira].

Quais são as funções dos diáconos?

O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de recepção e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar cerimônias religiosas – como batismos e abençoar casamentos – pregar, dar a comunhão, realizar exéquias e fazer homilias.

Os diáconos em grau permanente podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. Em comum, todos possuem características de honestidade e demonstram amor piedoso e compaixão verdadeira por aqueles em necessidade.

Às vezes, algumas pessoas podem confundir o diácono com o padre. Por isso, vale ressaltar que o diaconato é o primeiro grau do sacramento da Ordem. O presbiterato (padres) é o segundo e o episcopado (bispos) é o terceiro. Portanto, todo diácono católico deve ser ordenado por um bispo num ritual próprio.

Serviço
O que: Ordenação diaconal de Áureo de Oliveira Dias, Josemar Czornei e Luiz Paulo de França Quando: Domingo (28/07), às 15h
Onde: No Santuário Santa Rita de Cássia [rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba]
Como assistir: O evento será transmitido ao vivo pelo www.facebook.com/santaritacuritiba