area de lazer
Nova área de lazer do Jardinete Silvano Túlio no Butiatuvinha (Foto: Renato Prospero/SMCS)

Nesta quinta-feira (1/2), o prefeito Rafael Greca entregou para a população do Butiatuvinha o Jardinete Silvano Tulio, espaço de lazer que beneficiará os moradores da região, no local onde antes havia um terreno baldio. Localizado entre as ruas Pedro Ferrarri e Osvaldo Filipetto, na Regional Santa Felicidade, o jardinete conta com pista de caminhada, parquinho infantil, bancos de madeira e recebeu o plantio de árvores.

“Além de funcionar como área de lazer para a comunidade, esse novo espaço tem a missão de preservar o córrego que aqui passa, para que não se torne um lugar de entulho e não haja inundações”, destacou Greca.

Homenageado com o nome do jardinete, Silvano Tulio foi expoente no mercado de móveis de vime, chegando a ter a maior fábrica do Brasil. Fundou o Coral Santa Cecília, que mais tarde passou a se chamar Coral Folclórico Santa Felicidade.

Também foi sócio benemérito do Trieste Futebol Clube, da Sociedade Operária Beneficente Iguaçu, da Sociedade Operária Beneficente Santa Felicidade, da Sociedade Operária Recreativa Pinheirinho e do Coritiba Foot Ball Clube, no qual fez parte do conselho. Católico, foi por três vezes presidente da Congregação Mariana na Igreja Matriz São José, de Santa Felicidade.

Familiares de Silvano Tulio, falecido em 2013, estiveram presentes na inauguração: o filho Marcelo, a neta Andréa e os bisnetos Gustavo, Pietro, Henrico e Eduardo, que discursou em agradecimento.

“Como bisnetos do Nono Silvano, sabemos que ele foi uma personalidade muito marcante para Santa Felicidade, fundou o coral, trabalhou muitos anos como barbeiro até que começou na indústria de móveis e artesanato, que é tão forte no bairro graças a ele. Estamos muito felizes com a homenagem”, disse Eduardo Tulio.

Revitalização
A implantação do jardinete aconteceu por uma proposição do vereador Mauro Ignácio, que junto ao prefeito e à secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, descerrou a placa inaugural.

“Este é mais um presente da gestão Greca para a população de Curitiba. Aqui havia apenas mato e agora está transformado, com calçada, árvores e iluminação”, disse o vereador.

A moradora da região Sandra Manosso compareceu à inauguração com a filha Melissa de 9 anos e ambas gostaram muito da novidade. “Era um lugar feio, as pessoas jogavam lixo e agora ficou ótimo, com espaço para as crianças brincarem, para o encontro das famílias. Nós adoramos”, destacou.

Helena Vale Daru, de 85 anos, mora na região desde a década de 1960. Ela conta que vai frequentar o jardinete para confraternizar com a vizinhança. “Vamos nos reunir aqui, principalmente aos domingos. Fazer uma caminhada, sentar para conversar com as amigas. Ficou um ambiente agradável”, destacou.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, reforçou a dupla importância desta ação.

“O espaço estava sem utilização e acabava servindo para depósito de resíduos. Aqui passa um córrego que faz parte da bacia do Barigui, para preservá-lo fizemos o plantio de várias árvores e restauramos o local, que se tornou um área de lazer e também de preservação”, disse Marilza.