6f1-3-1024×613.jpg
Foto: SESP/SP

O gravador de voz do avião da VoePass, que saiu de Cascavel em direção a Guarulhos e caiu em Vinhedo (SP) com 62 pessoas a bordo, registrou gritos e a conversa entre o piloto e o copiloto quando aeronave perdeu altitude de forma repentina. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo Jornal Nacional (JN) nesta quarta-feira (14).

Leia mais

Duas horas de gravação da caixa-preta do avião

Segundo a TV Globo, o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) transcreveu cerca de duas horas de gravação da caixa-preta do avião. Em um dos trechos, o copiloto fala em “dar potência” à aeronave. Ainda segundo a reportagem, a análise preliminar dos dados indica que o ATR 72-500 perdeu altitude de forma repentina. A análise do áudio da cabine, não é capaz de definir uma causa aparente para a queda.

Um minuto entre diálogo e queda

Segundo o áudio da caixa-preta, ao perceber que a aeronave estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva perguntou o que estava acontecendo. Disse que era preciso “dar potência” para impedir a queda do avião. Entre o diálogo e a queda se passou cerca de um minuto.

A gravação é finalizada com gritos e com o estrondo do choque da aeronave contra o chão.