CHUVA
(Franklin de Freitas)

Após uma semana inteira de temperaturas elevadas, o calor se despede de Curitiba. Nesta sexta-feira, por exemplo, a máxima será de 24˚C. O sol aparece logo nas primeiras horas da manhã, mas há previsão de chuva a partir das 16h, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Neste fim de semana, o ar frio e o vento gelado deixarão a sensação térmica mais baixa do que os valores de temperatura medidos nos termômetros, principalmente a partir da noite. No sábado (24), a mínima será de 9˚C e a máxima é de 11˚C. No domingo os termômetros não devem ultrapassar os 13˚C e as mínimas ficam ainda mais baixas, registrando 3˚C.

Há previsão de chuva para o sábado (24), mas o domingo deve ser ensolarado, apesar das baixas temperaturas. A semana deve começar com tempo frio na Capital, veja a previsão:

Captura-de-Tela-40

Chuva vai melhorar a qualidade do ar

A chuva vai melhorar a qualidade do ar e contribuir para conter os focos de queimadas. Apenas neste mês foram registradas 702 ocorrências de incêndio em vegetação em 125 municípios do Estado, segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná. Nos últimos dias, o Instituto Água e Terra (IAT) ajudou a combater três focos de incêndios florestais. As situações foram registradas no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais; na Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Cianorte, no Noroeste do Estado.

“Eventualmente teremos ondas de frio e passagem de frente frias, mas o mês é seco por característica, então qualquer entrada de massa de ar quente que venha do Norte e Centro-Sul do País, ao ficar alinhada com correntes de vento, vai impactar no transporte de poluentes e no alastramento de queimadas, por isso todo cuidado é necessário”, afirma o meteorologista do Simepar, William Max Romão.