Praça do Japão, em Curitiba
Praça do Japão, em Curitiba

Um dos cartões-portais de Curitiba, o portal da Praça do Japão, no bairro Água Verde, em Curitiba amanheceu esta sexta-feira, 21 de junho, no chão. O local é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba e cenário de cartão postal, por isso, muito usado para ensaios fotográficos. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, a queda foi causada por um caminhão-pipa.

Segundo nota da Prefeitura, o acidente no cartão postal de Curitiba ocorreu durante o trabalho rotineiro que as equipes da Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba fazem em praças, ruas e calçadões da cidade.

Nota explica acidente em cartão postal

O motorista do caminhão-pipa não percebeu a proximidade com o portal e acabou colidindo com a estrutura durante os trabalhos de limpeza. Com o impacto a estrutura caiu.

Ainda conforme a nota, não houve vítimas, somente danos materiais. As equipes de Limpeza Pública estão na manhã desta sexta-feira (21/6) na praça fazendo a limpeza e removendo os escombros para liberação da área e início dos trabalhos de recuperação do portal.

As obras de reconstrução do portal japonês devem durar até 60 dias. A batida teria ocorrido por volta da meia-noite desta quinta-feira. Ao amanhecer o veículo já não estava mais no local.

Os japoneses em Curitiba

Em Curitiba, muitos japoneses chegaram a partir de 1915, estabelecendo-se, principalmente, nos bairros de Uberaba, Campo Comprido, Santa Felicidade e Araucária. Hoje, existem cerca de 40 mil descendentes de japoneses em Curitiba.

Homenagem aos filhos do “Sol Nascente” que aqui se radicaram dedicando-se à agricultura.

Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico, e lagos artificiais nos moldes japoneses. Em 1993, foi construído o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá.

A imigração japonesa no Brasil teve início em 1908, num acordo entre os governos do Brasil e do Japão. Em 28 de abril daquele ano, 781 japoneses partiram de Kobe, no Japão, à bordo do navio à vapor KasatoMaru. A maior parte dos japoneses saiu das cidades de Okinawa, Kagoshima, Fukushima e Hiroshima.

Chegaram ao porto de Santos em 18 de junho de 1908, após 52 dias de viagem. Dirigiam-se, principalmente, às lavouras cafeeiras de São Paulo e norte do Paraná. Depois desses pioneiros, milhares de imigrantes japoneses continuaram a chegar ao Brasil.

No Paraná, as cidades de Maringá e Londrina são as que concentram o maior número de descendentes de imigrantes japoneses.

Leia mais no Bem Paraná: